![](https://s2-g1.glbimg.com/nh-gKW-R_pDJWXDq0NpcGBTUXtU=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/w/G/yg4VT8SmebEqpEOwmQbA/sor-moda-sustentavel-090324-frame-21949.jpeg)
A economia circular surge como um recurso para diminuir os impactos da indústria têxtil no planeta. Em Sorocaba (SP), diversos brechós têm realizado eventos para contribuir com a moda sustentável. Moda sustentável: entenda o conceito que movimenta eventos de brechós na região de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Moda sustentável: entenda o conceito que impulsiona eventos de brechós na região de Sorocaba
Imagens dos lixões têxteis, com incontáveis peças de roupas amontoadas, em Gana e no deserto do Atacama, no Chile, “chocaram” o mundo em 2022. As fotografias revelam que por trás dos vestidos suntuosos e camisetas estilosas, se esconde um problema crônico da indústria têxtil: o descarte massivo de roupas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Neste cenário, a economia circular surge como um recurso para diminuir os impactos da indústria têxtil no planeta. De acordo com o Sebrae, cerca de 50% das lojas abertas entre 2020 e 2021 são de produtos usados, um mercado que contribui para a sustentabilidade, principalmente no segmento de moda.
Em Sorocaba, no interior de São Paulo, diversos brechós têm realizado eventos para contribuir com a moda sustentável (entenda mais abaixo). Os eventos reúnem lojas de Sorocaba, Piedade e Boituva (SP).
Lixão têxtil no Deserto do Atacama
Profissão Repórter
👗O que é moda sustentável?
A moda sustentável consiste em reutilizar peças e evitar o desperdício. Eventos como o realizado em Sorocaba convidam o público para refletir sobre o consumo, explica a organizadora da feir, Natasha Amaral.
“A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes do mundo. As roupas demoram muito tempo para se decompor, então, o objetivo é a gente levar a mensagem de que é possível consumir de brechós e possível consumir peças muito boas e em perfeita qualidade. A gente consegue encontrar peças de 20, 30 anos atrás que estão novas, em perfeito estado e por um preço acessível”, diz.
Moda sustentável: entenda o conceito que movimenta eventos de brechós na região de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
Os desafios da indústria da moda para diminuir o impacto ambiental
De acordo com a professora de moda Priscilla Thibes Pizzol, o conceito de brechó mudou nos últimos anos. Por isso, a demanda atual por peças de vestuário de segunda mão tem crescido cada vez mais.
“Antigamente as pessoas tinham muito preconceito com brechó, falavam ‘não, é roupa de pessoas mortas, vem com energia ruim’. Hoje em dia, não. A pessoa já vem com essa questão de tipo ‘é um lugar que tem estilo, onde vou pagar barato, um look totalmente exclusivo, vou ter o meu estilo próprio’. São peças de muita qualidade e até mesmo peças novas”, reflete.
Moda sustentável: entenda o conceito que movimenta eventos de brechós na região de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
A ideia de aderir à moda sustentável é focada na economia. A fonoaudióloga Juliana Albano aproveitou a feira do fim de semana e, com apenas R$ 70 adquiriu uma calça e um par de tênis, aos quais ela garantiu estarem em ótimo estado. “Vale muito a pena. Faz muito tempo que eu faço compras em brechós, eu adoro”, afirma.
A “Feira Traje” ofereceu roupas de todos os tipos. No entanto, além das usadas, o local também oferecia peças novas e vintages, que possuem um estilo “retrô”.
Pesquisa aponta que 50% das lojas abertas entre 2020 e 2021 são de produtos usados
Moda sustentável: entenda o conceito que movimenta eventos de brechós na região de Sorocaba
Reprodução/TV TEM
A próxima edição da feira acontecerá no dia 8 de julho, na rua Machado de Assis, número 112, no Centro.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM