Após ser solto, homem preso por roubar farmácias desde 2019 volta a fazer assaltos e retorna à prisão por novos roubos

Guilherme Santos de Oliveira rouba farmácias desde 2019. Chegou a ficar preso por esse crime dois anos, mas descumpriu medidas quando passou para o regime aberto. Após ser solto, homem preso por roubar farmácias desde 2019 volta a fazer assaltos e retorna à prisão por novos roubos
O Fantástico deste domingo (17) mostrou uma recente onda de assaltos contra farmácias em São Paulo. Os criminosos invadem os estabelecimentos para roubar remédios caros, especialmente canetas usadas no tratamento de obesidade.
Na geladeira de um receptador de medicamentos, a polícia encontrou muitas dessas canetinhas, junto com legumes e vários potes de comida. Em um saco, tinha dezenas de caixas do remédio para transtorno de déficit de atenção. Veja no vídeo acima.
O celular do bandido estava cheio de mensagens trocadas com outros ladrões. Eles se dividiam em times. O receptador das quadrilhas foi preso. Ele tinha ligação com um outro bandido, Guilherme Santos de Oliveira.
Guilherme rouba farmácias desde 2019. Chegou a ficar preso por esse crime dois anos, mas descumpriu medidas quando passou para o regime aberto. Ele teria que ter voltado pra cadeia, mas a justiça não expediu o mandado de prisão.
Solto, Guilherme voltou a assaltar farmácias. Ele foi preso, com um comparsa, depois de ter cometido outros roubos.
O Fantástico comunicou o Tribunal de Justiça sobre essa falha. O TJ disse que instaurou processo para identificar o motivo da demora. A reportagem não localizou a defesa de Guilherme.
“As três maiores quadrilhas foram desmanteladas aí nos últimos 60 dias. As farmácias cresceram, estão em bem mais lugares. Então a farmácia também tem que se ver nessa condição e investir mais em segurança, em cofres inteligentes que tenham acesso remoto, abertura programada.”, afirma PEDRO IVO CORREA DOS SANTOS, delegado de polícia/DEIC
Renata Pereira, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, destaca a falta de medidas preventivas e de suporte para os trabalhadores após esses incidentes violentos.
“Não existe nada na questão da prevenção e nem depois do ocorrido. Os trabalhadores se sentem totalmente ali desamparados pela empresa, porque o ato é muito violento. Tem que dar um suporte psicológico para esse funcionário.”
Nenhuma farmácia assaltada quis dar entrevista.
Veja a reportagem completa abaixo:
Ladrões invadem farmácias de São Paulo para roubar um tipo específico de medicamento: as canetas pra tratar obesidade.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.