Feira agroecológica de troca de sementes e mudas fortalece agricultura familiar em Santarém


O projeto, apoiado pelo Fundo Dema, tem como objetivo central fortalecer a agricultura familiar e os quintais produtivos. A base da agroecologia é um alimento saudável
Jean Silva/ TV Tapajós
Nesta segunda-feira (18), a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém, oeste do Pará, promoveu com sucesso a Feira Agroecológica de Troca de Sementes e Mudas, um evento que não apenas celebra a diversidade agrícola, mas também fortalece a agricultura familiar, estimulando a renda e o empoderamento feminino.
“Esse projeto ele funciona em polos que nós chamamos também de ‘Quintais Produtivos’. E esse projeto está focado mais para a região do eixo forte, mas que contempla outras regiões”, explicou a coordenadora do projeto, Marilene Rocha.
A ainda segundo Marilene, os quintais produtivos são o coração dessa ação. Neles, a produção de mudas e sementes ganha destaque, alcançando em uma feira que promove a troca e venda desses produtos.
“Essa feira ela poderia ser de outros modelos mas nós escolhemos a feira da produção de mudas e de semente que poderia ser trocas e vendas também. Então hoje nós estamos realizando essa feira com a venda e troca de semente e de toda a região”, explicou.
No Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, encontramos mulheres dedicadas à agricultura familiar, cujo trabalho incansável durante oito meses voltou-se para as comunidades rurais. Marta Campos, coordenadora da Associação de Trabalhadoras Rurais do município de Santarém (Amtr-STM), destaca a importância dessa iniciativa. “Isso aqui é uma demonstração do que nós estamos produzindo, e o que as mulheres elas são capazes de produzir sem usar o agrotóxico. A base da agroecologia, é um alimento saudável”.
As mulheres das comunidades dos polos Arapixuna, Ituqui, Eixo Forte, Arapiuns, Tapajós, Várzea e Lago Grande foram beneficiadas por esse projeto, recebendo não apenas treinamento, mas também ferramentas essenciais para desenvolver quintais produtivos.
“Cada mulher recebeu um kit para ser trabalhado dentro da produção do seu quintal. O kit que as mulheres receberam foi uma roçadeira, carrinho de mão, pá, um ansinho é um terçado. São ferramentas que elas utilizam diariamente nos seus quintais”, informou Marta Campos.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.