Tocantins registra mais de oito mil casos confirmados de covid-19 em 2024


Saúde Estadual faz alerta para que a população se previna contra a circulação do coronavírus e outros vírus respiratórios que estão em circulação. Teste de Covid-19 em Palmas, Tocantins
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
Nos primeiros meses de 2024, o Tocantins registrou 8.291 casos de Covid-19. O número foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alerta à população sobre a circulação de vírus que causam infecções respiratórias, nesta segunda-feira (18).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Conforme a SES, além do coronavírus e variantes, também estão circulando pelo estado Influenza A, que já registrou 52 casos; Rinovírus, com 259 casos; 48 pacientes tiveram vírus sincicial respiratório; e um caso de Adenovírus. Quanto à covid, dez pessoas morreram em decorrência da doença neste ano.
A orientação para prevenção segue nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, que prevê a possibilidade de aumento nos casos. Os públicos que precisam se prevenir quanto aos vírus e para evitar mais contaminações são principalmente crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, que correm o risco de desenvolver complicações.
Segundo a pasta, o aumento identificado para as doenças não são alarmantes, mas os profissionais de saúde estão monitorando os casos prováveis das síndromes gripais.
LEIA TAMBÉM:
Pais de menino com doença rara vivem ‘corrida contra o tempo’ para conseguir o remédio mais caro do mundo
Tocantins confirma três mortes por covid em janeiro e nova subvariante é identificada em Palmas
Tocantins confirma primeira morte por dengue em 2024
Para evitar mais contaminações da covid, que tem maior número de diagnósticos, a melhor prevenção da forma grave da doença que causou uma pandemia mundial é a vacinação.
As doses são aplicadas principalmente nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunossuprimidos, trabalhadores da saúde, população indígena e outros grupos prioritários.
Além da vacinação, de acordo com as orientações da SES, a transmissão das doenças respiratórias podem ser evitadas com os medidas de higienização distanciamento em caso de sintomas. Confira:
Frequente higienização das mãos;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas gripais;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar aglomerações e ambientes fechados ;
Usar máscaras se estiver com sintomas gripais;
Se a criança estiver com sintomas gripais não as leve para a creche, escola ou festas infantis;
Evite expor menores de 6 meses em locais que a aglomeração.
Uma das medidas para evitar contaminações é lavar as mãos
Heitor Iglesias/Governo do Tocantins
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.