Amapá faz parte dos 5 estados com artesãos profissionais cadastrados em cada município


Dados são do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), e foram apresentados no 1º Seminário dos Artesão do Estado. Mais de 70% dos artesãos no Amapá, são mulheres
Arquivo/G1
Durante o 1º Seminário dos Artesãos do Amapá (Seart/AP), que aconteceu nesta terça-feira (19), foi divulgado pela coordenação nacional do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), que o estado do Amapá, é um dos 5 do Brasil a ter artesãos profissionais cadastrados em cada município, totalizando cerca de mil destes trabalhadores, sendo 76% mulheres.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O seminário é parte da programação da Semana Estadual do Artesão Amapaense, realizada pelo Governo do Estado. Artesãos de diversos municípios do Amapá participam deste evento, que discute políticas públicas para o segmento.
Seminário para artesãos do Amapá aconteceu nesta terça-feira (19)
Sete/divulgação
Conforme os dados divulgados no seminário, o Amapá possui aproximadamente mil artesãos profissionais cadastrados . No país, são 216 mil registrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
A coordenadora nacional do PAB, Ana Beatriz Ellery, que palestrou no seminário, destacou que para reforçar esse setor, a busca ativa por estes trabalhadores continuam em todos os estados.
“Uma das ações que pretendemos incentivar nos estados é a busca ativa dos artesãos nos municípios. Vamos ajudar a localizar essas pessoas para inserir nas políticas públicas”, disse a coordenadora.
No evento, outros projetos que beneficiam os artesãos foram apresentados, como cursos de qualificação e a base conceitual do artesanato, além da possibilidade de recursos através de editais, criação de Projeto de Lei (PL), e fóruns estaduais.
A frota de veículos de transporte para atender os artesãos, além de outras ações, também são abordadas no evento.
Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)
O PAB atualmente possui mais de 216 mil artesãos profissionais cadastrados. Sua principal finalidade é monitorar e desenvolver o artesanato para empresas e para trabalho e renda, buscando utilizar materiais regionais, preservando a cultura local e promovendo o empreendedorismo e a comercialização dos produtos desenvolvidos.
Veja Também:
Projetos culturais e esportivos do Amapá podem concorrer a edital de R$ 10 milhões para incentivos
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.