Você sabe a origem da expressão ‘enchente das goiabas’, lembrada no 19 de março?


Popular em Minas Gerais, a expressão fala das tempestades que costumam acontecer nesta época do ano. A previsão do tempo para Belo Horizonte é de chuva neste 19 de março. Previsão é de chuva para Belo Horizonte
Raquel Freitas/TV Globo
As tradicionais “águas de março” (cantadas por Elis Regina e Tom Jobim) que fecham o verão no Brasil também são conhecidas, em Minas Gerais, como “enchente das goiabas”. É aquela chuvarada antes do outono, que costuma acontecer no dia 19 de março.
A propósito, a previsão é de chuva forte para Belo Horizonte nesta terça-feira.
🚨Alerta de spoiler: às 14h40, chovia na capital mineira.
Mas de onde vem esta expressão?
Enchente das goiabas é expressão popular em Minas Gerais
Giselda Person
Há algumas décadas, nas áreas rurais, eram comuns goiabeiras às margens dos rios, córregos e ribeirões. As goiabas começavam a amadurecer em janeiro, de modo que em março a maioria já estava amarelinha nos pés, caindo facilmente.
Quando chegava o meio do mês de março, por volta do dia 19, o solo já estava totalmente encharcado. A água que caía em forma de temporais, com ventania, derrubava as frutas. As inundações repentinas acabavam levando as goiabas para os rios.
A chuva do final de verão também é chamada de “enchente de São José” em alguns locais, por causa do dia em que se celebra a memória do santo católico, pai adotivo de Jesus e esposo de Maria.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.