Operação do Gaeco contra facção criminosa de Rio Claro apreende carros de luxo e armas


Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Rio Claro, Americana e Santa Bárbara D’Oeste. Suspeito de ser o líder e comparsa movimentaram quase R$ 34 milhões. Operação do Gaeco apreende carros de luxo e armas em Rio Claro, Americana e Santa Bárbara d’Oeste
Ministério Público de São Paulo/Divulgação
Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, apreendeu carros de luxo e armas no cumprimento de mandados de busca e apreensão em Rio Claro, Americana e Santa Bárbara D’Oeste, nesta terça-feira (19).
Batizada de Rala Nota, a ação foi decorrente da Operação Oposição, realizada em maio de 2023 em Rio Claro, quando cinco suspeitos foram presos e as autoridades desmantelaram uma organização criminosa voltada à prática de vários crimes e associada para o tráfico de drogas.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo as investigações, a organização criminosa se formou em Rio Claro e se vangloriava de ser oposição a outra, o que originou uma “verdadeira guerra entre criminosos no município”.
O suspeito de ser o líder da organização, conhecido por Mané ou Magrelo, fugiu por um buraco em uma mansão em Ipeúna, durante a operação realizada em 2023. O MP não informou se ele continua foragido.
LEIA MAIS: Operação prende 5 suspeitos de integrar facção em Rio Claro e líder foge por buraco em mansão
Mas, após a quebra dos sigilos bancário e fiscal dele e de suas empresas, foi apurado que havia intensa movimentação financeira com um homem conhecido como Ralado, morador de Americana e administrador de várias pessoas jurídicas.
Gaeco apreende carros de luxo e armas em operação em Rio Claro, Americana e Santa Bárbara d’Oeste
Ministério Público de São Paulo/Divulgação
Transferências feitas entre as pessoas físicas e as empresas de ambos chegaram ao montante de R$ 33.888.720,58. Esse valor foi usado como base para a determinação de sequestro de bens para a garantia do juízo.
Como resultado das buscas desta terça, a Polícia Federal apreendeu uma RAM/Rampage R/T, uma BMW/X4 e um AUDI/A3, duas armas de fogo, além de máquinas e cartões bancários, documentos de empresas, anotações, computadores e celulares.
A operação contou com o apoio da Polícia Federal de Piracicaba e do 10º BAEP. Participaram dos trabalhos três promotores de Justiça, dez policiais federais e 28 policiais militares.
Veja os vídeos a EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.