Outono chega na madrugada desta quarta-feira (20). Frente fria deve derrubar as temperaturas na quinta-feira (21). Taubaté registrou 32,7ºC nesta terça-feira
Carlos Santos/G1
O verão se despediu da região com altas temperaturas, deixando os termômetros acima da casa dos 30ºC em algumas cidades do Vale do Paraíba e região bragantina, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O outono começa oficialmente à 0h06 desta quarta-feira (20). No dia seguinte, uma frente fria deve derrubar as temperaturas e trazer chuva na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em Taubaté, maior cidade da região com uma estação de monitoramento do Inmet, a temperatura chegou aos 32,7ºC nesta terça. Na sexta-feira (15) e no sábado (16), a cidade havia registrado os dias mais quentes do ano, quando os termômetros chegaram aos 35,3ºC.
Em São Luiz do Paraitinga, a temperatura chegou aos 30,7ºC nesta terça-feira (19). O dia mais quente de 2024 na cidade foi registrado no sábado (16), quando os termômetros chegaram aos 33,4ºC.
Outra cidade a passar dos 30ºC foi Bragança Paulista, que registrou 31,4ºC no último dia de verão. O dia mais quente do ano na cidade foi em 18 de janeiro, quando o município registrou 34,5ºC.
As únicas cidades com uma estação de monitoramento do Inmet que não registraram temperaturas acima dos 30ºC foram Cachoeira Paulista e Campos do Jordão, que registraram 29,1ºC e 21,7ºC, respectivamente.
O outono começa amanhã
Chuvas
O calorão também criou um tempo propício para chuvas fortes. O Inmet publicou um alerta sobre o risco de tempestades em todo o Vale do Paraíba e região bragantina. O aviso é válido pelo menos até o início da tarde de quarta-feira (20).
O alerta publicado pelo Inmet é de nível amarelo, classificação que aponta a previsão de ‘perigo potencial’.
Há chance de chuva de 20 a 30 milímetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia. O comunicado prevê ainda ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h, e queda de granizo.
Chegada do outono
O outono começa oficialmente às 00h06 de quarta-feira e se estende até o dia 20 de junho.
O calor segue até quinta-feira (21), quando está prevista a chegada de uma frente fria na região, entre o fim da tarde e à noite. Essa frente fria virá do Sul e dará fim de vez ao sistema de alta pressão, fazendo as temperaturas caírem.
Em São José dos Campos, a temperatura máxima prevista cai de 33°C na quinta para 23°C na sexta-feira (22), quando a frente fria já estará atuando.
Além da queda nos termômetros, a condição vai provocar chuvas fortes na região.
De acordo com o meteorologista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os temporais podem causar alagamentos e deslizamentos de terra.
“Com a chegada da frente fria aumenta a magnitude dos impactos e a chuva deixa de ser pontual para ser mais generalizada. Essa frente chega já na entrada do outono e vai causar uma mudança significativa nas condições, com a queda nas temperaturas. Outono, portanto, começa já mostrando as caras”, afirma.
Ainda de acordo com Dolif, as chuvas terão potencial para passar os 100 milímetros durante períodos de 24 horas no fim da semana. Não está descartada a possibilidade de mais de 200 milímetros de chuva.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina