![](https://s2-g1.glbimg.com/ZIVE_6rAdC-ajRGKDVDD2IcBeuk=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/6/K/jmITGkRP2UF06Bd64FWw/whatsapp-image-2024-03-14-at-16.10.54.jpeg)
Morador alega que reclamações já foram feitas, porém, nenhuma medida foi tomada adequadamente. Município registrou 56 casos de dengue desde o início do ano. Em 2024, Mairinque (SP) já registrou 56 casos de dengue
Arquivo pessoal
Uma “montanha” de pneus acumulados no pátio de uma fábrica em Mairinque, no interior de São Paulo, tem gerado preocupação para possível foco de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Os pneus, um dos principais objetos que acumulam água, estão a céu aberto em um pátio, no bairro Jardim Cruzeiro.
De acordo com um morador da região, o estabelecimento realiza o descarte irregular desde outubro do ano passado. Mesmo com insistentes chamados à prefeitura, nenhuma solução foi tomada até então.
“Desde outubro de 2023, tenho tentado entrar em contato com a prefeitura e a Secretaria do Meio Ambiente. A única coisa que fizeram foi colocar uma lona por cima, há cerca de 20 dias. E elas sequer cobrem totalmente os pneus. Fico preocupado”, reclama.
Pneus estão descartados em situação irregular desde outubro de 2023
Arquivo pessoal
O g1 tentou entrar em contato com a prefeitura de Mairinque por telefone e e-mail, porém, até a data da publicação desta reportagem, nenhuma resposta foi obtida.
A reportagem tenta contato com a empresa responsável pelo local.
Dengue
Desde o início do ano, Mairinque registrou 56 casos dengue. Outros 145 casos estão em investigação, segundo a prefeitura.
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM