Entenda quando um raio pode ser fatal e quais cuidados tomar durante temporais


No começo da semana, estudante morreu após ser atingido por descarga elétrica de raio. Buscar abrigos fechados e manter o aterramento das tomadas em dias ajudam a reduzir danos das descargas elétricas. Saiba o que fazer para evitar acidentes com raios durante o período chuvoso
Acidentes com raios como o que matou o estudante Carlos Daniel da Conceição Rodrigues, de 16 anos, são comuns no Tocantins durante o período chuvoso. O estado tem uma das maiores concentrações de raios do país. Veja abaixo como evitar problemas e acidentes com descargas elétricas atmosféricas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O acidente que vitimou o estudante aconteceu na zona rural de Aragominas, no norte do estado, e foi registrado pela Polícia Militar. Segundo o relatório, o acidente aconteceu em uma chácara no povoado Reunidas. Imagens feitas no local mostram que o raio também causou estragos no telhado e na rede elétrica.
A mãe da vítima informou que estava fazendo farinha, com os filhos e marido, em uma pequena casa coberta e sem paredes. O adolescente que morreu estava descalço.
O tempo estava nublado, mas sem chuva. Inesperadamente caiu um raio a uma distância de aproximadamente 10 metros do local e atingiu a antena de internet e a rede elétrica da casa principal.
Estudante Carlos Daniel morreu após ser atingido por descarga elétrica de raio
Reprodução/Redes Sociais
Saiba como evitar danos
O coordenador de operações da concessionária de energia, Tony Franco, explica que mesmo sem chuva há a possibilidade de descarga atmosférica se tiver nuvens no céu. Nesse caso, é importante procurar locais abrigados, por exemplo, dentro de casa ou veículos.
LEIA TAMBÉM
Estudante atingido por descarga elétrica de raio morre dias antes de fazer aniversário; VÍDEO
Tocantins registra queda de quase meio milhão de raios no primeiro mês de 2024
Raio mata bois que se abrigavam da chuva embaixo de árvore em fazenda no Tocantins
Homem morre após ser atingido por descarga elétrica de raio ao tentar tirar televisão da tomada
É preciso estar atento ao sistema elétrico da casa e se certificar de que as tomadas estão bem aterradas para que em caso de queda de raio, a descarga possa escoar pelo aterramento, reduzindo os danos causados pela queda.
Para casas alugadas ou sem informações sobre os circuitos, a orientação é chamar um profissional para avaliar a instalação elétrica e, caso não tenha aterramento, ou não esteja de acordo com as normas brasileiras, é necessário fazer a adequação.
Além disso, é necessário ter atenção com antenas externas, que também precisam estar devidamente aterradas para minimizar danos em caso de raios.
Morador flagra momento exato de um raio caindo no Aeroporto de Palmas
Daniel Lelis
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.