Defesa Civil alerta para perigo de tempestades na região de Presidente Prudente nos próximos três dias


Há condições para temporais, seguidos por descargas elétricas e intensas rajadas de vento. Defesa Civil prevê 60mm de chuvas na região de Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil do Estado de São Paulo
Um boletim especial meteorológico divulgado nesta quarta-feira (20) pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para perigo de tempestades na região de Presidente Prudente (SP) nos próximos três dias.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Entre quinta-feira (21) e sábado (23), a atuação de um sistema meteorológico na costa da região Sudeste criará condições para pancadas de chuva forte no Oeste Paulista. Além disso, há condições para temporais, seguidos por descargas elétricas e intensas rajadas de vento.
Como há previsão de tempestade e acumulados de chuva na casa dos 60 milímetros, principalmente entre a tarde de quinta-feira e a noite de sexta-feira, a Defesa Civil ressaltou a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
Verão com irregularidade de chuvas
A região de Presidente Prudente registrou entre 2023 e 2024 o verão mais seco dos últimos 28 anos e o acumulado de chuva ficou 30% abaixo da média histórica, segundo dados apurados pelo climatologista Vagner Camarini.
O pesquisador informou ao g1 que o acumulado de chuvas na região ficou em torno de 350 milímetros, marcado pela irregularidade na distribuição, com grandes períodos de estiagem e temperaturas altas, o que impactou o campo e principalmente a sensação térmica.
Segundo o especialista em agrometeorologia e climatologia Alexandrius de Moraes Barbosa, os típicos corredores de umidade do verão não se formaram sobre a região e, por isso, as chuvas ocorreram de maneira muito irregular.
Já em relação à temperatura, Camarini explicou que a média das máximas diárias ficou 2,4ºC acima da média histórica e 1,4ºC acima do que estava previsto. Já as temperaturas mínimas ficaram na média histórica e apenas 0,3ºC acima da previsão.
Camarini ainda detalhou os motivos para as altas temperaturas na região de Presidente Prudente.
“Devido à influência do El Niño já era previsto que as temperaturas ficassem acima da média. Com relação às chuvas, era esperado mais, o que não ocorreu pela intensidade do El Niño, que empurrou as chuvas mais para o litoral e ao sul do país”, pontuou ao g1.
O que esperar do outono 🍂
Com a chegada do outono, nesta quarta-feira (20), Camarini projetou que podem ocorrer mudanças rápidas nas condições climáticas com a chegada de frentes frias não só no Oeste Paulista, mas em outras regiões do país.
“O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo devido à chegada de frentes frias mais intensas. Observa-se uma redução das chuvas, não só em nossa região, como em grande parte do país”, explicou ao g1.
Conforme o pesquisador, nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC e 18ºC, podendo chegar a valores inferiores a 10ºC.
Barbosa pontuou que a estação irá iniciar com chuvas na região de Presidente Prudente. A chegada de uma frente fria irá romper o bloqueio atmosférico, que foi responsável por essa onda de calor no fim do verão, e irá promover chuvas na região até o fim de março.
Ainda segundo Barbosa, com o fim do fenômeno climático El Niño, a tendência é de que o Oceano Pacífico volte a condições de neutralidade a partir de abril. Entretanto, o padrão atmosférico do Niño ainda continuará atuando por alguns meses na região.
Além disso, Camarini explicou que, com o El Niño perdendo intensidade, o outono deverá ser um dos mais regulares dos últimos anos e as chuvas devem ficar dentro da média histórica. A previsão é de que o acumulado de chuvas fique entre 230 e 260mm na região de Presidente Prudente.
Nesta primeira metade da estação, as temperaturas máximas devem oscilar em torno dos 33ºC e as mínimas próximas dos 18ºC.
Segundo Barbosa, mesmo que as chuvas registradas fiquem próximas à média, a tendência é de que as precipitações continuem ocorrendo de maneira irregular e também a ocorrência de algumas estiagens, com períodos superiores a 20 dias sem chuvas na região.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.