Curso pioneiro se destaca pela qualidade de ensino, instalações e recursos modernos; alunos da faculdade vêm sendo aprovados em concorridas seleções para residências médicas A Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos abriu as inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2024. São 60 vagas disponíveis para o curso de graduação em Medicina, que ocorre em período integral, com duração de 12 semestres e aulas práticas nos principais hospitais de São José dos Campos.
As inscrições vão do dia 7 de março a 10 de abril e devem ser feitas diretamente pelo site da Fundação Vunesp (https://www.vunesp.com.br). A prova acontece em formato presencial no dia 3 de maio, em São José dos Campos.
Humanitas
Divulgação
Como é a prova do vestibular da Humanitas
O processo seletivo da Humanitas é composto por fase única, com aplicação de duas provas presenciais, contendo questões dissertativas e objetivas, e uma prova de redação em língua portuguesa.
A pontuação total das provas, que são eliminatórias, é de 100 pontos, divididos da seguinte maneira:
– Prova I: 8 questões dissertativas, distribuídas entre as disciplinas de Química (4) e Biologia (4). Valor de cada questão: 4 pontos. Pontuação máxima da prova: 32 pontos.
– Prova II: 40 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Geografia (5), História (5), Língua Inglesa (5) e Física (5), com 5 alternativas cada. A prova poderá conter questões interdisciplinares. Pontuação máxima da prova: 40 pontos.
– Prova de redação: pontuação máxima de 28 pontos.
O local e a sala de realização das provas, assim como os resultados, serão divulgados no portal da Vunesp, na área do candidato, na qual o candidato também pode fazer o download do edital.
Se houver vagas remanescentes (pelo não comparecimento dos candidatos classificados em primeira chamada ou pela não apresentação dos documentos requeridos no prazo determinado), serão convocados, em segunda chamada, os candidatos em lista de espera, seguindo a ordem de classificação na prova, até o preenchimento das vagas disponíveis.
A infraestrutura da Humanitas
A Humanitas conta com uma sede própria. Em um espaço total de 31.000 metros quadrados, foram construídos os dois prédios da faculdade com área de 9.200 m², propiciando um ambiente adequado ao ensino, à pesquisa e à promoção da saúde, com consultórios, salas de aula, biblioteca, biotério, diretório acadêmico, cantina e área para esporte e lazer.
São 15 laboratórios de formação geral e de habilidades específicas, voltados para a prática profissional e a prestação de serviços à comunidade, com os mais modernos equipamentos do mercado.
A graduação em Medicina da Humanitas tem coordenação do Prof. Dr. José Elias Matieli e corpo docente 100% formado por mestres e doutores. O objetivo é qualificar o profissional médico por meio de uma formação geral humanista, crítica, reflexiva e ética. Fundada em 2017, a Humanitas conta com 14 turmas completas.
Qualidade de ensino comprovada
Os alunos da Humanitas estão fazendo bonito nos processos seletivos para residência médica em todo o país. Julia Bueno, da Turma 1, conquistou o 1º lugar na residência de Ortopedia no Hospital Municipal Dr. José Carvalho Florence, em São José dos Campos. “Nessa semana, recebi a notícia mais gratificante que podia ter após longos seis anos de faculdade, principalmente sendo da primeira turma, enfrentando e desbravando todo o curso”.
Antonio Mathias ficou em 1º lugar na residência de Infectologia pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora e aguarda o resultado de outros processos seletivos. “Hoje, levo a Humanitas adiante comigo. É uma alegria enorme conquistar a vaga na residência e impulsionar o nome da faculdade que sempre me apoiou e acolheu”, conta.
Já Fernanda Klein foi aprovada em 7º lugar na residência de Clínica Médica pelo Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, em 9° lugar na residência de Clínica Médica da UNESP e ainda aguarda os resultados dos processos seletivos de IAMSPE, HSJABC e SMS-SP, entre outros.
“É uma alegria enorme conquistar uma vaga de residência médica em meio a tanta concorrência. Sem dúvidas, a Humanitas fez parte disso tudo. O carinho dos professores, as oportunidades extracurriculares, os funcionários excepcionais: tudo contribuiu para esse desfecho incrível”, comentou Fernanda.
Giovanna Saraceni foi aprovada em Cirurgia Geral pelo Hospital Mário Gatti e pela Santa Casa de Santos. “Estou muito feliz em iniciar essa nova etapa na medicina realizando o sonho de fazer cirurgia geral como residência médica. Na Humanitas, especialmente como Turma 1 da faculdade, vivi momentos preciosos e que estão guardados com carinho em meu coração. Obrigada a cada profissional pelo acolhimento, incentivo, academicismo e excelência, vocês têm grande parte dessa conquista”, agradeceu.
Pietra Diniz, também da T1, passou em 8º lugar na prova da UNICINCO, e em 2° lugar no Serviço da Policlínica, pela Universidade de Mogi das Cruzes, ambas para a residência de Dermatologia. “Não poderia estar mais feliz e realizada! Conquistei o meu sonho. Agradeço muito pela minha formação na Humanitas e tudo que a faculdade me ensinou! Aos alunos que gostariam de seguir o mesmo caminho que o meu: estou à disposição para dúvidas e anseios”.
Karen Kállas foi aprovada em Cirurgia Geral pela Universidade de Taubaté. “Agradeço o aprendizado adquirido na Faculdade de Medicina Humanitas. Me sinto honrada por fazer parte da primeira turma e feliz por essa conquista tão especial em minha vida, um início de uma nova etapa!”.
André Paiva, da T2, também teve sua tão sonhada aprovação em Medicina da Família e Comunidade na Rede Municipal Dr. Mário Gatti de Urgência e Emergência Hospitalar, de Campinas. “Sou grato à Humanitas pelas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão que pude participar. Foram importantes para fomentar minha formação médica curricular e extracurricular, possibilitando enxergar a Medicina de uma maneira ainda mais abrangente. Meu muito obrigado aos funcionários, professores e diretores que fizeram a minha história acadêmica mais potente e enriquecedora. Agora, na residência, vou poder aplicar ainda mais na prática o que tive o privilégio de obter ao longo dos seis anos com pessoas que fizeram a diferença para mim”, afirmou.
Marcelo Schmidt, da T1, obteve o 1º lugar para Clínica Médica no Hospital Santo Amaro. “Agradeço a dedicação dos meus professores, fundamentais na minha formação, por me capacitarem para entrar na residência médica”, disse Marcelo.
Mais informações sobre a Humanitas pelo site www.humanitas.edu.br
Médico responsável: Dr. Luiz Antonio Vane – CRM 29.393