Radares do Ipmet apontam que, nos próximos dias, as chuvas deverão se intensificar na cidade. Por outro lado, o fenômeno El Nino deve continuar afetando as temperaturas, que podem ficar acima da média para o período. Pôr do sol na Nações Unidas em Bauru (SP)
Cesar Evaristo/TEM Você
O outono começou à 0h06 desta quarta-feira (20) e vai até 17h51 do dia 21 de junho, quando chega a estação mais fria do ano, o inverno. Em Bauru (SP), o verão se despediu com muito calor, principalmente nos últimos dias, com temperaturas ultrapassando a casa dos 35°C.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IpMet), o outono é uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.
Climatologicamente, na região, a estação do outono é caracterizada pela redução das chuvas e da umidade do ar, além de queda das temperaturas, devido à incursão de massas de ar frio.
Os radares do Ipmet apontam que, nos próximos dias, as chuvas deverão se intensificar em Bauru. Nesta quinta-feira (21), poderá chover até 12,5 milímetros e, na sexta (22), 21,4 milímetros, quando as temperaturas começam a cair e não devem ultrapassar os 30ºC. No fim de semana, a previsão é de mínimas de 19°C no sábado (23) e domingo (24).
No entanto, quem está ansioso e esperando aquele friozinho terá que aguardar um pouco mais. É que, segundo os meteorologistas, o El Niño, que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, perdeu força, mas ainda está atuante.
“Em relação às temperaturas, a tendência é que ainda fiquem acima da média em cerca de 1°C a 1,5°C. Tal aumento ainda pode ser influência do El Niño, mesmo que este fenômeno já esteja enfraquecendo”, pontua o Inmet.
Entenda a crise do clima em gráficos e mapas
Características no outono no hemisfério sul
A chegada dessa estação é marcada pelo equinócio de outono, quando o tempo de dia será o mesmo tempo de noite, e, conforme os meses passam, os dias vão ficando mais curtos.
O outono faz uma transição do verão para o inverno e é caracterizado por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada da estação mais fria do ano. O primeiro dia da estação é marcado pelo equinócio de outono:
🌎 O equinócio é um fenômeno astronômico que acontece duas vezes ao ano;
☀️ Ele marca a posição do sol em relação à Terra e sinaliza o início do outono e da primavera.
🌇 Em um equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração, tanto no hemisfério sul quanto no hemisfério norte.
Equinócios e solstícios
Arte g1/Kayan Albertin
Segundo o Inmet, a previsão para o outono deste ano, na região sudeste, indica chuvas com valores ligeiramente acima da média para São Paulo e sul de Minas Gerais. Por outro lado, as temperaturas ficarão acima da média nos próximos meses.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: