Censo 2022: mais da metade da população brasileira vive até 150 km do litoral


Outros 4,6% estão numa faixa que de até 150 km da fronteira com outros países e 41%, no miolo do país. Dados divulgados nesta quinta-feira (21) pelo IBGE permitem olhar para como a população se distribui dentro dos municípios. Infográfico mostra distribuição do país nas faixas de litoral e fronteira a partir dos dados de setores censitários do Censo 2022
g1
Mais da metade dos 203 milhões de brasileiros – 54,8% – mora a até 150 km em linha reta do litoral, segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21).
O percentual é ligeiramente menor que o apurado em 2010, quando 55,8% viviam até 150 km do litoral.
Segundo o Censo de 2022, outros 4,6% da população vivem a até 150 km das fronteiras do Brasil com outros países e os 41% restantes, na região que fica entre essas duas áreas.
Em números absolutos:
111 milhões vivem a até 150 km do litoral;
9,4 milhões, a até 150 km das fronteiras;
e 83 milhões, nas demais áreas.
O analista do Censo Fernando Damasco explica que a localização da maior parte da população na proximidade do litoral tem razões históricas e econômicas.
Scrolly Censo
Capitais
Capitais
Ao todo, 16 capitais estão dentro da faixa de até 150 km de distância, em linha reta, do litoral, sendo 3 na região Sul, 3 na Sudeste, 8 na Nordeste e 2 na Norte:
Alagoas: Maceió (AL)
Amapá: Macapá (AP)
Bahia: Salvador (BA)
Ceará: Fortaleza (CE)
Espírito Santo: Vitória (ES)
Maranhão: São Luís (MA)
Pará: Belém (PA)
Paraná: Curitiba (PR)
Paraíba: João Pessoa (PB)
Pernambuco: Recife (PE)
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte: Natal (RN)
Rio Grande do Sul: Porto Alegre (RS)
Santa Catarina: Florianópolis (SC)
São Paulo: São Paulo (SP)
Sergipe: Aracaju (SE)
No caso das capitais que fazem parte da faixa de até 150 km de distância da fronteira com demais países do continente, há duas:
Acre: Rio Branco (AC)
Roraima: Boa Vista (RR)
No interior, há nove capitais:
Amazonas: Manaus (AM)
Distrito Federal: Brasília (DF)
Goiás: Goiânia (GO)
Mato Grosso: Cuiabá (MT)
Mato Grosso do Sul: Campo Grande (MS)
Minas Gerais: Belo Horizonte (MG)
Piauí: Teresina (PI)
Rondônia: Porto Velho (RO)
Tocantins: Palmas (TO)
Setores censitários
A análise sobre a população que vive nas faixas de fronteira e litoral é possível porque, na divulgação desta quinta, o IBGE revelou os dados sobre os setores censitários, que são as subdivisões utilizadas pelos recenseadores para as entrevistas da pesquisa (Veja no fim do texto o que são setor censitário, distrito e subdistrito).
O Brasil tem 452.338 desses setores, que abrangem todo o território dos 5.570 municípios do país. Em relação ao Censo 2010, mais de 135 mil novos setores foram criadas, o que amplia o detalhamento do material.
O setor censitário com mais domicílios no país fica no Distrito Federal: é o Condomínio Itapoã Parque, que tem 6.322 lares.
O que tem maior número de moradores por domicílio é o de Toricueije, Barra do Garça (MT). Lá, em média, há 6,6 pessoas por lar.
Os dados por setor censitário permite – além de saber quantas pessoas vivem numa determinada área, como litoral ou fronteira – analisar as cidades por dentro. É possível, por exemplo, saber quão distante as pessoas estão de hospitais ou escolas.
“Trata-se de informações que permitem a ações baseadas em evidências em escala de detalhe”, diz Celso Fernando Damasceno, do IBGE.
As subdivisões por distritos e subdistritos, também apresentadas nesta quinta, seguem as leis e lógicas municipais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a divisão é feita por distritos, enquanto no Rio de Janeiro e Distrito Federal, é feita por subdistritos.
O Brasil possui 10.670 distritos e 643 subdistritos em todo território nacional.
Veja o que é setor censitário, distrito e subdistrito
Setor censitário
É a principal unidade territorial usada pelo IBGE para coleta e divulgação de dados estatísticos. Ele representa uma fração do território nacional, levando em conta as estruturas territoriais, para facilitar a coleta de estatísticas.
Distrito
São unidades administrativas internas dos Municípios. Sua criação, organização ou supressão se faz por leis municipais, observada a legislação estadual.
Subdistrito
Os Subdistritos são unidades internas dos Municípios, que dividem integralmente o território do Distrito ou do Município. Constituem normalmente o segundo nível de divisão municipal, geralmente adotados em grandes cidades, para as quais apenas a divisão distrital não é suficiente, de acordo com as necessidades da administração.
Outros dados do Censo 2022
As informações do Censo 2022 começaram a ser divulgadas em junho de 2023. Desde então, foi possível saber que:
O Brasil tem 203 milhões de habitantes, número menor do que o estimado pelas projeções iniciais;
O país segue se tornando cada vez mais feminino e mais velho. A idade mediana do brasileiro passou de 29 anos (em 2010) para 35 anos (em 2022). Isso significa que metade da população tem até 35 anos, e a outra metade é mais velha que isso. Há cerca de 104,5 milhões de mulheres, que são 51,5% do total de brasileiros;
1,3 milhão de pessoas se identificam como quilombolas (0,65% do total) – foi a primeira vez na História em que o Censo incluiu em seus questionários perguntas para identificar esse grupo;
O número de indígenas cresceu 89%, para 1,7 milhão, em relação ao Censo de 2010. Isso pode ser explicado pela mudança no mapeamento e na metodologia da pesquisa para os povos indígenas, que permitiu identificar mais pessoas;
Pela primeira vez, os brasileiros se declararam mais pardos que brancos, e a população preta cresceu.
Também pela primeira vez, o instituto mapeou todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do país, e constatou que o Brasil tem mais templos religiosos do que hospitais e escolas juntos.
Após 50 anos, o termo favela voltou a ser usado no Censo.
Seis milhões de pessoas vivem em lares sem abastecimento de água no Brasil; 1 milhão são crianças de até 9 anos
Brasil ainda tem 1,2 milhão de pessoas em lares sem banheiro; 5,4 milhões vivem com 4 ou mais, aponta Censo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.