Daniel Alves: hora limite para pagamento de fiança de 1 milhão de euros nesta quinta expira; se valor não for pago, ex-jogador seguirá preso


Tribunal de Barcelona aceitou pedido da defesa para que ex-jogador aguarde em liberdade a decisão final. Alves recorreu da sentença que recebeu em fevereiro pelo crime de agressão sexual. Daniel Alves consegue liberdade condicional sob fiança de 1 milhão de euros
O prazo para o depósito da fiança de 1 milhão de euros para que Daniel Alves saia da prisão ainda nesta quinta-feira (21) se esgotou às 10h no horário de Brasília, 14h no horário local de Barcelona. O valor equivale a cerca de R$ 5,4 milhões.
Caso o valor não tenha sido pago, o ex-jogador seguirá preso no complexo Brian 2, na Catalunha, pelo menos até amanhã. O Tribunal da Catalunha, por sua vez, informou ao g1 que só vai confirmar o depósito da fiança quando ele tiver sido efetivamente realizado.
Na Espanha, os bancos funcionam até as 14h, no horário local. Após esse horario, as transações bancárias são computadas no dia útil seguinte.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em decisão publicada na quarta (20), os juízes da Audiência de Barcelona — a corte mais alta da cidade — aceitaram, em maioria, deixar Alves em liberdade enquanto a defesa aguarda a sentença definitiva, mediante fiança.
Em fevereiro, Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo crime de agressão sexual — ele foi acusado de estuprar uma mulher em uma boate em Barcelona. A defesa, no entanto, recorreu da sentença e, na sequência, pediu para que o brasileiro aguardasse a deliberação final em liberdade.
Os juízes determinaram ainda que todos os passaportes de Daniel Alves — o brasileiro e o espanhol — serão retirados.
A sentença também determinou que:
Ele é obrigado a manter uma distância de pelo menos 1 quilômetro da residência da vítima, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar frequentado por ela — a jovem é de Barcelona e também vive na capital catalã;
Também não pode tentar se comunicar com a denunciante através de nenhum meio;
Não pode deixar a Espanha;
Deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quantas vezes lhe for solicitado.
“O tribunal delibera, por maioria e com voto individual: ‘Acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, ou retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional, e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocada pela Autoridade Judiciária”, disse a sentença.
Daniel Alves está preso no presídio de Brians 2, um complexo presidencial a 40 quilômetros de Barcelona, onde Alves tem uma casa.
O brasileiro comprou a residência quando jogava pelo Barcelona. Sua esposa, a modelo espanhola Joana Sanz, vive atualmente na residência, segundo a imprensa espanhola.
A mãe de Daniel Alves, Maria Lucia Alves, celebrou a sentença nas redes sociais e disse que “a vitória chegou”.
Ela também é alvo de um processo que corre na Justiça espanhola por ter divulgado supostas imagens da vítima — desde o início do caso, a juíza responsável proibiu que a identidade da denunciante fosse divulgada por qualquer meio.
LEIA TAMBÉM:
‘SOLO SÍ ES SÍ’: Julgamento de Daniel Alves será marco para mulheres da Espanha e nova forma de encarar a segurança de relacionamentos, diz advogada
NÃO É NÃO: Como caso Daniel Alves inspirou lei de combate à violência sexual contra mulheres em bares e boates no Brasil
Daniel Alves
Jornal Nacional/Reprodução
Adicionar aos favoritos o Link permanente.