Prefeitura do Rio de Janeiro decreta ponto facultativo por causa do risco de temporais


Escolas municipais e serviços não essenciais não funcionarão nesta sexta-feira (22). Repartições estaduais e federais estarão também não terão expediente. Aproximação de frente fria causa chuva forte em bairros do Grande Rio
A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo nas repartições públicas para esta sexta-feira (22) devido ao risco de temporais ao longo do dia. A medida segue uma decisão semelhante do governo do estado.
Segundo a prefeitura, o ponto facultativo contempla áreas administrativas não essenciais e escolas municipais. O objetivo é evitar o deslocamento de pessoas durante a chuva forte.
O prefeito Eduardo Paes pediu para que entidades privadas, como escolas particulares e empresas que não oferecem serviços essenciais, também não funcionem nesta sexta-feira.
A prefeitura informou ainda que os serviços essenciais continuarão funcionando 24 horas.
Além da prefeitura e do governo do estado, o Ministério da Gestão e da Inovação afirmou que não haverá expediente nos órgãos e entidades federais nesta sexta-feira.
Risco de temporal
Paes faz coletiva de imprensa sobre as chuvas no Rio
Marcelo Piu/Prefeitura do Rio
Veja, abaixo, os principais pontos do alerta:
▶️ O que diz a previsão? De acordo com os meteorologistas, o estado pode ter de 300 mm a 500 mm de chuva entre a noite desta quinta-feira (21) e domingo (24), especialmente na Região Serrana e na Baixada Fluminense. O volume equivale à média esperada para todo o mês de março.
▶️ Quando será a virada de tempo? Segundo a Climatempo, a onda de calor que atinge o Rio de Janeiro termina nesta sexta-feira (22), com a queda da temperatura e a chegada de uma frente fria. O tempo ficará instável. Há risco de alagamentos de vias e transbordamento de rios, bem como deslizamento de terras e enxurradas.
▶️ O que diz o aviso? O Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, emitiu um aviso meteorológico de chuva forte com ventos e raios (leia orientações ao final desta reportagem). Os ventos devem ficar intensos, com rajadas de até 90 km/h, que podem provocar quebra de galhos e árvores. Já a Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana, emitiu um aviso meteorológico devido à instabilidade do tempo e afirmou que deve monitorar a situação na cidade.
▶️ O que diz a Marinha? A Marinha do Brasil também alertou que o mar deve ficar agitado, com ondas que podem, chegar a 3 metros de altura em todo o litoral do estado do Rio de Janeiro. O aviso de ressaca entrará em vigor a partir das 9h desta sexta, com previsão de término às 9h de domingo.
▶️ Qual é o alerta da Prefeitura do Rio? O prefeito Eduardo Paes afirmou, em uma mensagem postada nas redes sociais no fim da manhã desta quinta, que a cidade está em alerta e que outras providências podem ser tomadas para evitar tragédias. Ele pediu que as pessoas evitem se deslocar pelo município.
▶️ O que o Eduardo Paes declarou? “No fim de semana as pessoas já se deslocam menos, então façam tarefas mais domésticas, não fiquem por aí. Quem mora em área de risco, estamos com um fenômeno muito severo”, escreveu o prefeito. “Torço para que não concretize, que a gente vire meme depois, e que nada aconteça. Se a sirene tocar, atendam na mesma hora. Quem não tem que se deslocar, se não for essencial, evitem se deslocar pela cidade. Faço um apelo aos patrões, a prefeitura inclusa.”
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.