Em Belterra, produtores entregam mais de 8,5 toneladas de alimentos na primeira fase do PAA


Produtos estão sendo destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social. Entrega de alimentos adquiridos de produtores locais com recursos do PAA Estadual
Ascom PMB / Divulgação
Em Belterra, oeste do Pará, 20 agricultores familiares realizaram nesta semana, a primeira entrega do ano do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fruto do convênio com o Governo do Estado, na modalidade de compra e doação simultânea. Um recurso de R$ 140 mil foi destinado ao município para a compra da produção dos agricultores, recurso alocado na gerência do Ministério da Cidadania responsável por realizar o pagamento final.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com a coordenadora do PAA, Juliana Almeida, foram entregues 8,5 toneladas de alimentos que serão destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Os alimentos adquiridos pelo Programa serão destinados ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (unidade recebedora), que irá distribuí-los para as famílias em vulnerabilidade social e que fazem parte da rede socioassistencial. Nessa primeira fase foram entregues 8,5 toneladas de alimentos. Cada agricultor que se enquadrou nos critérios estabelecidos pelo PAA recebeu 7 mil reais pela compra da sua produção. Agradeço a todos que compõem a gestão de Belterra e aos agricultores que firmaram o compromisso e ajudam a fortalecer a agricultura familiar no município”, afirmou.
Produtos da agricultura familiar serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social
Ascom PMB / Divulgação
O Prefeito de Belterra, Ulisses Medeiros, comemorou a retomada do Programa no município. “Um dia de grande alegria para todos nós, um dia importante que marca o retorno do PAA ao município de Belterra. O alimento representa a vida, e quantas crianças, quantas famílias serão beneficiadas que talvez não teriam o que e como se alimentar. Nós precisamos fortalecer a agricultura familiar de Belterra a cada dia e vamos trabalhar para que isso aconteça”, disse.
O Programa de Aquisição de Alimentos tem como objetivo principal garantir o acesso a alimentos para as populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de promover a inclusão social através do apoio à agricultura familiar.
Para Enercélio Domingues de Souza, produtor rural da comunidade Fé em Deus, participar dessa iniciativa representa uma oportunidade única para complementar a renda da família. “Estou muito feliz em fazer parte deste programa pela primeira vez. Trazer nossa produção não só ajuda as pessoas, mas também gera renda para todos nós. Parabéns à prefeitura, que trouxe o programa que beneficia muito os pequenos produtores rurais”, afirmou.
Mais quatro entregas de alimentos devem acontecer ao longo do ano
Ascom PMB / Divulgação
Os alimentos adquiridos via PAA vão beneficiar o público atendido pelo Cras. “Nossos beneficiários ficarão muito felizes em receber esses alimentos fornecidos pelos agricultores. Agradeço à Secretaria de Agricultura por direcionar esses alimentos aos nossos usuários”, disse a coordenadora do Cras, Sara Sousa.
O PAA em Belterra é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri). A expectativa é que sejam realizadas mais quatro entregas ao longo do ano. Agora a Secretaria de Agricultura trabalha para realizar a execução do PAA do Governo Federal, que destinou mais de R$ 180 mil para 30 agricultores.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.