Intercâmbio educacional entre Brasil e França traz grupo francês à escola comunitária de Belterra


Os franceses terão a chance de explorar de perto as práticas e técnicas aplicadas pelos alunos Escola Comunitária da Casa Familiar Rural. Escola Comunitária da Casa Familiar Rural de Belterra receberá visita de franceses
CFRB / Divulgação
Em Belterra, oeste do Pará, um grupo de franceses irá visitar as instalações da Escola Comunitária da Casa Familiar Rural (CFRB). A visita está programada para o dia 27, às 9h. Segundo a professora e coordenadora da escola, Josefa Clenilda Silva de Sousa, o encontro promete ser uma oportunidade única para compartilhar experiências e conhecimentos entre os sistemas educacionais de ambos os países.
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Durante a programação, os visitantes serão recepcionados com uma cerimônia de boas-vindas especial, seguida por uma apresentação das instalações da CFRB, incluindo o aviário, o viveiro e o igarapé local. Uma trilha educativa proporcionará uma imersão na rica biodiversidade da região, enquanto os alunos compartilharão suas experiências e aprendizados adquiridos na produção.
A pedagogia da alternância é uma abordagem educacional pioneira desenvolvida na França, e tem sido implementada com sucesso na Escola Comunitária da Casa Familiar Rural, que se destaca por sua dedicação à educação no campo.
Os franceses, historicamente engajados nesse intercâmbio, agora terão a chance de explorar de perto as práticas e técnicas aplicadas pelos alunos CFRB.
De acordo com a coordenadora, além da participação ativa da federação, com a presença de cinco representantes franceses e coordenadores dos polos pedagógicos Regional e Baixo Amazonas, a parceria amplia o intercâmbio, envolvendo não apenas Santarém, mas também outras regiões do estado, como Óbidos, Alenquer, Belterra, Prainha e também a região do Lago Grande.
A visita dos franceses, é parte de um intercâmbio contínuo, e demonstra o compromisso mútuo com o aprimoramento da educação agrícola.
A ênfase será nas Casas Familiares Rurais (CFRs), instituições que seguem a pedagogia da alternância e desempenham um papel vital na formação técnica e prática dos alunos.
“Essa troca de conhecimentos não apenas fortalece os laços entre as instituições educacionais, mas também enriquece a experiência de aprendizado de todos os envolvidos. A parceria entre Brasil e França na educação agrícola promete continuar gerando frutos valiosos para o desenvolvimento sustentável e o avanço do setor agropecuário em ambas as nações”, finalizou professora Josefa Cleonilda.
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