Número deste ano já é o maior já registrado em toda a série histórica da doença no país, que é feita desde os anos 2000. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife.
AP Photo/Felipe Dana
O Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024. Segundo os dados do Ministério da Saúde, que reúne casos prováveis e confirmados, o país registrou 2.010.896 casos nas primeiras onze semanas deste ano. O número de mortes confirmadas passa de 600.
Este é o maior registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença havia sido registrado em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688. Neste ano, superamos o índice na última semana e os casos continuaram a subir.
📈 Para se ter um parâmetro, em 2023, em todo o mês de março foram registrados 381 mil casos de dengue, entre confirmados e prováveis. Antes que o mês termine, já chegamos a quase o dobro: 714 mil.
🚨 Em fevereiro, a a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é a de que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.
Dados da Saúde revelam que uma em cada 4 mortes causadas pela dengue acontece no DF
Mortes
Segundo o Ministério da Saúde, 682 pessoas morreram de dengue e outras 1.042 mortes são investigadas.
A maior parte das mortes foram registradas no Distrito Federal, onde 153 pessoas morreram. Depois, o maior índice fica com Minas Gerais, com 114 mortes.
Os índices colocaram dez unidades da federação em situação de emergência por causa da dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
Dengue: veja o que é a doença e quais são os seus sintomas
Arte g1/Dhara Assis
Como saber se você está com dengue e se é grave