As inscrições para adesão ao Programa de assistência educacional do estado de Santa Catarina, que concede bolsas de ensino superior, ficam abertas até 26 de março Estão abertas, até o dia 26 de março, as inscrições para o Programa Universidade Gratuita, uma iniciativa do estado de Santa Catarina que destina bolsas de ensino superior àqueles que se encaixam nos critérios pré-estabelecidos. Para 2024, a estimativa é beneficiar mais 47,7 mil acadêmicos por meio do Universidade Gratuita, com investimento de aproximadamente R$ 663,2 milhões.
Um dos critérios para ingresso, é estar regularmente matriculado em instituições que tenham aderido ao Programa. A Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) e todas as 16 IES que compõem o sistema aderiram ao Universidade Gratuita.
Na oportunidade do lançamento, também foi dada largada ao Circuito Universidade Gratuita Santa Catarina, que levará mais informações aos estudantes com o intuito de apresentar dados e impactos gerados pelo Universidade Gratuita. A iniciativa do circuito veio da ACAFE e irá percorrer todas as regiões do estado.
Na primeira edição do Universidade Gratuita, ao total, 28,5 mil estudantes catarinenses foram beneficiados.
Renovação e novas inscrições
Os estudantes já matriculados nas universidades comunitárias da ACAFE que desejam renovar o benefício devem encaminhar a documentação para a sua instituição de ensino até o dia 20 de março. Já para quem quer participar da seletiva pela primeira vez, as inscrições vão até o dia 26 de março.
Mudanças na edição 2024
Nesta edição, o Programa conta com três alterações em relação à anterior. A primeira é que as bolsas serão concedidas exclusivamente para cursos de ensino superior presenciais, deixando de fora das gratuidades oferecidas aos cursos a distância, tanto nas Comunitárias quanto nas instituições particulares.
A segunda mudança é na forma de cálculo do Índice de Carência, principal critério usado para a concessão das bolsas aos que têm as menores rendas familiares. O indicador conta com novos quesitos, como despesa familiar mensal com estudo e transporte coletivo e o valor dos bens possuídos pelo grupo familiar, informações que deverão ser apresentadas pelos estudantes e comprovadas por meio de documentos durante o cadastro ou recadastro.
A terceira é a possibilidade dos estudantes já beneficiados com bolsas de estudo, de projeto ou de pesquisa da legislação anterior – conhecido como Uniedu – poderem renovar seus benefícios até o final do curso. Dessa forma, quem já possui bolsa de estudo pelo Uniedu precisará renovar semestralmente sua inscrição no Programa para garantir a continuidade da bolsa.
Acesse todas as informações no site do Universidade Gratuita.
Mais informações
Quais são os requisitos para se inscrever?
Estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa (inclusas todas as IES do Sistema Acafe);
Ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);
Ser natural de Santa Catarina ou residir nela há mais de 5 (cinco) anos;
Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais;
Preferencialmente, ser oriundo de escolas das redes públicas de ensino catarinenses ou possuir bolsa integral ou parcial;
Possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, ou para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.
Qual a documentação exigida?
Formulário de inscrição;
Comprovante de renda familiar;
Comprovante do número de pessoas do grupo familiar;
Atestado de matrícula e frequência;
Comprovante de residência em SC há 5 anos;
Histórico Escolar do Ensino Médio;
Documento de identificação;
Termo de ciência;
Comprovante do tipo de moradia;
E outros, dependendo do caso.
Como se inscrever?
Acessar o site do Universidade Gratuita, realizar a inscrição e a entrega da documentação:
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Instituição de Ensino Superior de interesse ou em que está matriculado.
Apoio às iniciativas educacionais
A ACAFE é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne 16 universidades comunitárias de Santa Catarina, objetivando desenvolver o ensino, ciência, tecnologia e inovação pelo compartilhamento de ações e competências.
Por isso, mantém presença ativa em iniciativas que promovem as IES do estado em busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.