Volume de chuva esperado para esta sexta-feira em BH é o segundo maior do ano, diz Defesa Civil


O primeiro aconteceu no dia 24 de janeiro quando o volume esperado foi de 60 a 80 mm. De acordo com o a Defesa Civil, a previsão é de tempestade para esta sexta, com volume que pode chegar a até 70 milímetros. Veículos foram arrastados pela enchente no bairro São Bento, na Região Centro-Sul
Redes sociais
A Defesa Civil emitiu, nesta sexta-feira (22), alerta de possibilidade de chuva forte em Belo Horizonte.
“O dia será de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, a partir da tarde”, informou o comunicado.
Este é o segundo alerta mais forte do ano, de acordo com o órgão. O primeiro foi emitido no dia 24 de janeiro. Naquela data, o volume de chuva esperado foi de 60 a 80 mm. No dia anterior, 23 de janeiro, um temporal causou alagamentos e provocou enchentes na cidade.
Por que medimos as chuvas em milímetros e não em mililitros?
Minas Gerais tem cidades em situação de emergência por causa de chuva e seca; veja lista
Nesta sexta-feira, há probabilidade de pancadas de chuva (de 50 milímetros a 70 milímetros), com raios e rajadas de vento em torno de 60 km/h até as 8h deste sábado (23).
Ainda segundo o órgão, a temperatura mínima foi de 21°C, a máxima estimada é de 29°C e a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 50%, à tarde.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o sistema, que já havia causado tempestades nas capitais do Sul, vai trazer chuvas intensas principalmente para o litoral norte e região metropolitana de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.
Pode haver pancadas de chuva até as 8h do sábado (23)
Defesa Civil de Belo Horizonte/Divulgação
Recomendações durante a chuva
Redobre a atenção. Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.⠀
Atenção especial para áreas de encostas e morros.
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), pelo número, 116, ou Defesa Civil, 199.
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço é de graça.
Pelas redes sociais, os alertas podem ser acompanhados pelo Instagram, X, Facebook e Telegram no endereço defesacivilbh.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.