A aparência do nariz pode interferir diretamente na autoestima das pessoas e afetar até mesmo nas questões de convívio social
Crédito: Envato Elements
Mudar a aparência do nariz é o desejo de muitas pessoas, por isso, a Rinoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil. O desafio do médico é encontrar o equilíbrio porque além de alterar o formato ou tamanho do nariz também será preciso levar em consideração a harmonia do rosto como um todo.
O paciente que possui uma deformidade e se sente incomodado com a aparência procura o cirurgião para encontrar a opção mais indicada para o caso em específico. A equipe médica analisará individualmente a situação para orientar sobre as possibilidades disponíveis e como tornar a operação natural e funcional.
Este é um ponto importante porque ao pensar na questão estética não se pode deixar de lado a parte das funcionalidades do nariz, principalmente no que diz respeito à respiração. A Rinoplastia muitas vezes é realizada em associação com a cirurgia para corrigir o desvio de septo, por exemplo, pois juntas terão o objetivo de mudar o que gera incômodo ao paciente e também promover o bem-estar físico.
As intervenções podem alterar o formato, tamanho, realizar correções, alinhar os ângulos e, assim, proporcionar uma melhor aparência. Estas mudanças podem afetar diretamente na saúde física e mental, pois ao se sentir desconfortável com uma parte do corpo, principalmente o nariz que é tão aparente, acaba resultando no afastamento social e constrangimentos.
Por isso, procurar um cirurgião plástico de confiança e com experiência fará com que seja possível alcançar a transformação tão desejada que não ficará superficial e terá uma visão ampla das condições de saúde do paciente ao focar na parte estética sem ignorar as funções tão importantes que o nariz desempenha.
No vídeo abaixo, confira as explicações do Dr. Nelson Letizio, que é Cirurgião Plástico, e fala sobre os detalhes a serem observados para a realização da cirurgia de nariz:
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108