Proprietários podem recuperar os sinais de identificação dos carros na base da repartição pública municipal que funciona no Jardim São Sebastião, em Presidente Prudente (SP). Defesa Civil encontrou placas de identificação que se desconectaram de seus respectivos veículos, durante temporal, em Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil encontrou placas de identificação de quatro veículos que se perderam dos automóveis em decorrência da força da correnteza em pontos de alagamentos causados pelo temporal que atingiu Presidente Prudente (SP) na tarde desta quinta-feira (21).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Segundo a coordenadoria, o pluviômetro da Defesa Civil registrou 50,5 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na cidade.
Assim, devido à força das águas, as placas foram encontradas de seus respectivos veículos em três trechos alagados:
na Avenida Ana Jacinta, no Jardim Santa Elisa,
na Rua Nestor Seabra, no Jardim Paulista, e
na Rua Hygino Langhi, no Residencial São Marcos.
Ponto de alagamento na Rua Nestor Seabra, no Jardim Paulista, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução
VEJA TAMBÉM:
Com volume de 35 milímetros em apenas 20 minutos, temporal provoca pontos de alagamentos em Presidente Prudente
Ao g1, o coordenador da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Rodrigo Turella, explicou que trafegar com um carro sem uma das placas de identificação configura uma infração de trânsito gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista e remoção do veículo da via pública.
Neste caso, Turella recomendou que, mesmo que a perda tenha sido ocasionada por uma força da natureza, o dono do veículo deve fazer um Boletim de Ocorrência, na Polícia Civil, para prevenir que alguém encontre e tome providências “erradas” com a placa, e providencie uma nova, uma vez que a legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige que o automóvel circule com as duas placas de identificação.
“Além de não poder circular com o veículo sem a placa, se perdeu a placa, vamos supor que alguém achou e queira cometer um crime, alguma coisa na condução de algum veículo, ele pode colocar essa placa no próprio veículo e sair cometendo crime pela cidade, por exemplo. Aí, se alguém anotar a placa, será a placa desse outro veículo, inclusive até passando pelos radares. Corre esse risco. Então, a primeira coisa que a pessoa tem que fazer é um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Pode fazer de forma eletrônica mesmo, não precisa ir na Polícia Civil, pelo site da Polícia Civil já consegue fazer”, explicou.
Depois de feito o BO, o proprietário pode retirar a placa na Defesa Civil e ficar tranquilo.
“Agora, se for placa com lacre, porque a placa da frente não tem lacre, só a de trás, normalmente, nesses casos de alagamento, perde a da frente, mas, se perdeu a de trás, que é a que tem lacre e são as placas antigas, porque a do Mercosul não tem mais lacre, se perdeu a com lacre, só poderia colocar de novo se fosse no Detran [Departamento Estadual de Trânsito]. Porém, eles não estão colocando mais essas placas, a pessoa teria que fazer a solicitação de uma placa nova, a placa Mercosul para poder colocar essa placa. Antigamente eram aquelas empresas que lacravam no próprio Detran, mas não estão fazendo mais essas placas antigas, só a placa nova, só a Mercosul”, ponderou.
Serviço
A Defesa Civil explicou que, para reaver a placa que foi perdida durante o temporal, o proprietário do veículo deve comparecer com o documento pessoal de identificação e o documento do automóvel na base onde funciona o órgão municipal.
A base da Defesa Civil fica na Avenida Paulo Marcondes, nº 2.035, localizada no Jardim São Sebastião, no quartel do Corpo de Bombeiros, em Presidente Prudente. O funcionamento da repartição pública no local é de segunda a sexta-feiras, das 8h às 17h. Os telefones são (18) 3916-6803 e (18) 99744-0199.
Ponto de alagamento na Rua Nestor Seabra, no Jardim Paulista, em Presidente Prudente (SP)
Reprodução
Defesa Civil encontrou placas de veículos, em Presidente Prudente (SP)
Defesa Civil
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.