Aviso que cobre a maior parte é um alerte laranja, que representa perigo. Veja orientações de segurança. Os alerta vão até sábado (23) e cobrem todo o estado do Tocantins
Divulgação/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuva e cobre todo o estado nesta sexta-feira (22). Os alertas seguem valendo pelo menos até o fim da manhã de sábado (23).
O alerta laranja cobre quase todo o território do estado, com exceção das regiões sudeste e leste, que estão cobertas pelo alerta amarelo.
O alerta laranja significa perigo de chuvas intensas e se estende desde o Bico do Papagaio até a divisa com o estado de Goiás. Segundo o Inmet, podem acontecer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Há risco de corte de energia, raios, alagamentos e queda de galhos de árvores.
O alerta laranja cobre boa parte do Tocantins e aponta perigo de chuva
Divulgação/Inmet
Já o alerta Amarelo, que significa perigo potencial de chuva, cobre toda região que faz divisa com a Bahia, sudeste da divisa com o Maranhão e um trecho da divisa com Goiás.
As chuvas devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, os ventos podem ser de até 60 km/h
Ainda segundo o Inmet, há baixo riscos de queda de energia, galhos ou raios na zona de alerta amarelo.
O alerta amarelo cobre as regiões sudeste e leste e aponta chuvas pontecias
Divulgação/Inmet
Previsão do Tempo
Com esse alertas, o clima chuvoso deve ser manter durante o sábado
Augustinópolis: A temperatura na cidade no Bico do Papagaio deve se manter entre 23° C e 29° C. A umidade deve ficar entre 80% e 100%, o céu deve se manter com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Palmas: A temperatura na capital deve ficar entre 24° C e 30°C. A umidade do ar deve ser entre 55% e 95%. Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Aurora do Tocantins: O clima da cidade que fica no sul do estado e faz fronteira com a Bahia deve ficar entre 22°C e 28°C e a umidade deve ser entre 70% e 100%. O céu deve ter nuvens com pancadas de chuvas isoladas.
Confira as orientações da Energisa sobre o que não se pode fazer durante tempestades:
Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade.
Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece excelente proteção contra raios.
Evite tomar banho durante tempestades, pois há risco de choque elétrico em caso de raios na rede elétrica.
Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas.
Durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques.
Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores.
Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica.
Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.
*Artur Girão, estagiário sob supervisão de Patrício Reis.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.