Há 12 anos, Carlos Ivancko não retornava de ‘saidinha’ da prisão e era considerado foragido; relembre caso que chocou Uberlândia


Ex-professor universitário foi preso em 2007 por abusar sexualmente da filha da namorada, de apenas 7 anos. Ana Paula Sousa Silva, mãe da criança, também foi investigada e condenada. Carlos Ivancko fugiu da prisão em Uberlândia em 2012 e foi preso em São Paulo
Reprodução/TV Integração
Há 12 anos, o ex-professor universitário Carlos Eduardo Ivancko era considerado foragido. Em 23 de março de 2012, ele deveria voltar para o presídio em Uberlândia após uma saída temporária, mas não retornou. Relembre o caso.
Após denúncia anônima, em maio de 2007, Carlos, à época com 45 anos, e a companheira Ana Paula Sousa Silva, de 26, foram presos por abusar sexualmente de uma criança de 7 anos. Eles foram condenados a 54 anos de prisão por sete crimes, três de atentado violento ao pudor contra a criança.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Durante a investigação, a polícia encontrou na casa do casal várias fotos nas quais a criança, filha de Ana Paula, aparece mantendo relações sexuais com Carlos Eduardo e com a própria mãe. Também havia material pornográfico e armas.
Carlos Ivancko e a namorada Ana Paula Sousa foram presos por abusar sexualmente da filha dela em 2007
Reprodução/TV Integração
Foragido encontrado em SP
Em 2012, Carlos Eduardo estava preso na Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, cumprindo regime semiaberto nos últimos seis meses.
De acordo com o que disse o diretor geral do presídio na época, o detento deixou a prisão no dia 16 de março, com previsão de retornar sete dias depois. No entanto, não voltou mais.
No dia 16 de abril, a Vara de Execuções Criminais de Uberlândia confirmou que Ivancko estava preso em São Paulo. A advogada de defesa chegou a afirmar que, durante o tempo em que estava foragido, ele foi internado em uma clínica psiquiátrica em São Paulo, onde fazia tratamento de saúde.
A advogada solicitou à Justiça que ele cumprisse a pena no estado paulista para cuidar da saúde. Ela justificou que os parentes do acusado eram todos de São Paulo e poderiam dar assistência a ele.
De acordo com a Vara de Execuções Penais de Uberlândia, a última movimentação do processo de Carlos Ivancko em Minas Gerais foi a autorização da transferência do cumprimento de pena dele para Sorocaba (SP). O caso aconteceu no dia 2 de maio de 2012.
Atualmente, em regime aberto
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), Ivancko cumpria pena na Penitenciária Odon Ramos Maranhão – Iperó, em Tatuí (SP). Ele saiu da prisão no dia 24 de novembro de 2016 para cumprir a pena em regime aberto.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O g1 tentou contato com a advogada do condenado na época, Joana D’arc Castro, e aguarda retorno. A reportagem também contatou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para questionar a atual situação da Ana Paula, mãe da criança abusada e também condenada na época, mas não conseguiu informações.
LEIA TAMBÉM:
UBERABA: Drone de R$ 200 mil roubado por grupo armado é encontrado em serralheria em MG
VÍDEO: Coletor de lixo deita em frente a prédio para descansar e segundos depois é atropelado por caminhonete
REALEZA BRITÂNICA: Kate Middleton revela ter câncer
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.