Ao todo, 140 cidades da região participam de mobilização de combate aos focos do mosquito que transmite a dengue e outras doenças. Acontece neste sábado (23) em 140 cidades do Sul de Minas a 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti no Sul de Minas.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A parceria entre Grupo EP e as prefeituras da região conscientiza sobre os riscos trazidos pelo mosquito, que transmite doenças graves como a dengue, chikungunya e zika vírus.
Pouso Alegre e 50 cidades da microrregião, que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde, participam desse dia de conscientização.
Soldados do Exército se juntam a agentes de saúde para combater a dengue em Itajubá
Prefeitura de Itajubá
Soldados do Exército se juntam a agentes de saúde para combater a dengue em Itajubá
Prefeitura de Itajubá
Na cidade, são 487 casos confirmados de dengue, conforme números da SES-MG. Na cidade, as ações começaram por volta de 8h.
Pela manhã também aconteceram ações em Poços de Caldas, cidade que tem 105 casos confirmados. Diversos pontos da cidade como escolas públicas municipais e estaduais, unidades de atenção básica e blitz educativas foram palco de conscientização.
Durante a tarde, ainda vão acontecer ações em Itapeva, Senador Amaral, Bueno Brandão, Sapucaí-mirim, Piranguinho, Maria da Fé e Jacutinga.
Crianças de escolas municipais se juntam à campanha contra o Aedes em Delfim Moreira
Prefeitura de Delfim Moreira
Em Passos, cidade que tem 2.497 casos confirmados, as ações aconteceram prioritariamente nos bairros Bela Vista 1, Bela Vista 2 e Praça Geraldo da Silva Maia.
Em Varginha, cidade do Sul de Minas com mais casos de dengue, o sábado também foi de combate aos focos do Aedes Aegypti.
Caminhão recolhe materiais que poderiam servir de foco para o Aedes aegypti em Campanha
Prefeitura de Campanha
Ações em outras cidades
Em Itajubá, mais de 250 soldados do Exército, que fazem parte do 4º Batalhão de Engenharia de Combate da Mantiqueira, se uniram aos mais de 30 agentes de endemia da cidade para combater a dengue. Eles passaram por um treinamento feito pelo setor de endemias e conseguiram fazer em um dia o trabalho que seria feito em três semanas;
Em São Sebastião do Paraíso, 24 soldados do Tiro de Guerra também se uniram aos 34 agentes de endemias. Com o apoio do Departamento de Obras do município, até agora já foram recolhidos 10 caminhões com lixo.
Em Camanducaia, os agentes foram para três bairros e retiraram caminhões de materiais que podem acumular água, uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Obras.
Em Campos Gerais, teve borrifação de inseticida nos bairros com mais casos para combater o mosquito.
Em Carmo de Minas, os agentes de combate a endemias também fizeram o fumacê em áreas abertas, residências e praças da cidade.
Em Borda da Mata, o dia também foi de muita conscientização. Na cidade, a ação foi no Centro, com entrega de folhetos e orientações para moradores.
Já em Campanha, o foco das ações foi nas escolas do município. As crianças aprendem a se proteger do Aedes aegypti e levam esses ensinamentos para casa.
Em Areado, os alunos da Apae, junto com os agentes, foram até terrenos próximos e retiraram o lixo e tudo que pudesse acumular água.
Em Delfim Moreira, alunos da Escola Filomena Peixoto Faria também aprenderam como combater a dengue.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas