Vídeos mostram estrutura com corrosões em pilastra. Falta de manutenção, alagamentos e buracos são reclamações comuns entre quem passa pelo trecho na divisa de SP e MG. Coluna que sustenta ponte em Rifaina está sem concreto e com ferrugens à mostra
Imagens compartilhadas nas redes sociais por pessoas que navegam por baixo da ponte entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG), na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, mostram parte da estrutura com ferragens expostas.
Os vídeos têm chamado a atenção de moradores e causado dúvidas sobre a segurança da estrutura sobre o Rio Grande.
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Ponte entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG) apresenta desgaste na estrutura
Redes Sociais
De acordo com a Prefeitura de Rifaina, a ponte foi construída em 1968 pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais, atualmente a Cemig. Nos últimos anos, virou alvo de reclamações por causa da má conservação do asfalto e da passarela para pedestres.
Importante para quem segue para o Triângulo Mineiro e para a Bahia, a via tem buracos na pista, muretas quebradas e registra alagamentos em dias de chuva volumosa. Caminhões carregados e ônibus são comuns no trecho.
“Quem frequenta e passa aqui todos os dias fica preocupado na questão da segurança. Você vai olhar a passarela e já está com alguns danos. O sistema de drenagem da ponte em dias de chuva também não tira toda a água, podendo ocorrer acidente. Vários problemas afetam essa ponte e já temos feito solicitações há anos”, diz Alcides Diniz, secretário municipal.
Ponte entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG) é alvo de reclamações de usuários por causa da falta de manutenção
Lindomar Cailton/EPTV
Há ou não há risco?
As imagens compartilhadas recentemente nas redes sociais mostram uma das pilastras de sustentação corroídas no encontro com a base da ponte.
Segundo o engenheiro civil Cauê Teófilo, não há risco de queda da estrutura, mas o ideal é que inspeções sejam feitas a cada cinco anos, como prevê norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que trata sobre fiscalização em pontes, viadutos e passarelas.
“A olho nu assusta só que essa inspeção que vai decidir mesmo se tem problema ou não. A gente vê que tem uma corrosão na estrutura, onde está aparecendo a armadura. Tem uma norma, que é a NBR 9452, que prevê que todas as pontes com fundação na água, têm que ter essa inspeção subaquática a cada cinco anos.”
De acordo com Teófilo, a inspeção é feita por um engenheiro e por um mergulhador que precisa registrar tudo em fotos e vídeos. O próximo passo é submeter as informações a um engenheiro estrutural ou a um patologista, para avaliar se os danos são graves ou superficiais.
O laudo final deve ser submetido ao órgão responsável pela ponte para adoção de medidas.
Ponte entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG) é alvo de reclamações de usuários por causa da falta de manutenção
Lindomar Cailton/EPTV
Responsabilidade
Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais informou que, no momento, avalia mecanismos jurídicos que deem legalidade a qualquer intervenção na estrutura visto que não é o responsável pela construção da ponte.
Já o DER de São Paulo disse que a manutenção da ponte entre Rifaina e Sacramento não é atribuição do Departamento, cuja atuação limita-se aos serviços de manutenção do acesso à ponte localizado na Rodovia SP-334, em Rifaina.
Ponte entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG) é importante dispositivo de ligação entre MG e SP
Lindomar Cailton/EPTV
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