Aviso se deve aos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e à previsão de novas chuvas. BH está em risco geológico por causa da chuva
Reprodução/TV Globo
Oito das nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geológico. As regionais Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Venda Nova estão, até a próxima segunda-feira (25), com alerta de risco geológico forte. Apenas a Pampulha está em risco moderado.
O aviso da Defesa Civil Municipal se deve aos volumes de chuva registrados e esperados na capital mineira. Há possibilidade de pancadas de chuva (30 a 50 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h de domingo (24), de acordo com a prefeitura.
O volume médio de chuva em março na capital é de 197,5 mm e, apenas na Região Centro-Sul, já choveu 284,8 mm. É a regional de Belo Horizonte que acumula o maior volume no mês.
A Defesa Civil recomenda atenção no grau de saturação do solo e sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Além disso, os agentes recomendam que as pessoas se alertem com alguns sinais como:
Trinca nas paredes
Água empoçando no quintal
Portas e janelas emperrando
Rachaduras no solo
Água minando da base do barranco
Inclinação de poste ou árvores
Muros e paredes estufados
Estalos
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199, e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Vídeos mais vistos no g1 Minas: