Na Rua Jorge Amado, no bairro Montanhês, casas e carros foram alagados após um córrego transbordar. Segundo a Defesa Civil Municipal, choveu 66.8 milímetros apenas nesta sexta-feira (22). Forte chuva causa alagamento em Rio Branco
A forte chuva que atingiu Rio Branco na sexta-feira (22) deixou vários estragos em residências, ruas e outros espaços da cidade. Até a manhã deste sábado (23), a Defesa Civil Municipal contabiliza 13 ocorrências entre queda de muros, alagamentos em casas e quedas de árvores. Ainda segundo o órgão municipal, choveu 66.8 milímetros apenas na sexta.
Na Rua Jorge Amado, no bairro Montanhês, um córrego transbordou, invadiu a rua e chegou à casa do aposentado Jorge Alves. Uma equipe da Rede Amazônica Acre esteve no local neste sábado (23) e conversou com os moradores.
A força da água destruiu a garagem do morador e danificou parte da estrutura da residência. Além da garagem, a água chegou dentro da casa do aposentado, molhou móveis e causou rachaduras na parede.
“Lá dentro de casa ficou acho que ficou 12 centímetros de lama. Não tem como morar aqui mais. Não tem mesmo. Na garagem a parede [está] toda rachada. Está para cair para o lado da casa. Se cair para o lado da casa e tiver gente na sala, morre. Então, peço às autoridades competentes que venham dar uma olhada. Não é que a gente queira aquilo que não pode fazer. A gente está pedindo o que pode ser feito”, lamentou.
Morador mostra parte da casa desabada com a forte chuva que atingiu Rio Branco
Richard Lauriano/Rede Amazônica Acre
Um vídeo gravado por um morador mostra a água invadindo a rua e atingindo, inclusive, o carro do cabeleireiro Raimundo da Silva Cruz, que estava estacionado na rua. O cabeleireiro contou que estava atendendo um cliente quando, de repente, a água começou a subir na rua e entrou no veículo encharcando os bancos.
“Foi o maior transtorno, tive que tirar tudo pra fazer a limpeza, tirei banco, molhou tudo. Que o prefeito, ou seja lá quem for, possa ver isso porque não é desde hoje, faz tempo que estamos nessa situação aqui. Essa área de lazer aqui, que dizem ser uma quadra de esporte, eu que mando limpar aqui a frente tudo pra manter assim. Limparam, deixaram o mato aí e ocasionou esse transtorno”, criticou o cabeleireiro.
Segundo a comunidade, uma equipe fez a limpeza do córrego recentemente, contudo, deixou o mato e entulho retirados no local.
Colaborou o repórter Richard Lauriano, da Rede Amazônica Acre.
Chuva provoca estragos em Rio Branco
Reveja os telejornais do Acre