Em documentário sobre Marielle, Domingos Brazão disse que não conhecia a vereadora; veja trechos inéditos


Preso por ser um dos mandantes do assassinato de Marielle e Anderson, ele negou envolvimento no crime e disse que estaria à disposição da Delegacia de Homicícios. Veja trechos inéditos de entrevista de Domingos Brazão para documentário sobre Marielle
Em 2019, Domingos Brazão, que na época era conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro recebeu a equipe da série do Globoplay “Marielle, o documentário” em sua casa. Na época, já havia a suspeita de que ele seria um dos mandantes do assassinato da vereadora. Ele foi preso neste domingo (24), ao lado do irmão, Chiquinho Brazão, por participação no crime.
O Fantástico deste domingo mostra trechos inéditos dessa entrevista. Nela, Domingos Brazão negou ter mandado matar Marielle e Anderson Gomes, alegando que não conhecia a vereadora, nem Ronnie Lessa, o executor do crime.
“Olham eu nunca mandei matar ninguém. Nem Marielle Franco, nem ninguém. Eu não mato nem uma galinha aqui em casa, não mato nem um pato. É lamentável a ousadia de atentar contra uma parlamentar, seja ela qual for, de que partido for”, disse Domingos Brazão.
PF prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco: veja como foi a operação na manhã deste domingo

“Você tem que discordar e debater no campo das ideias. No parlamento, você discute ideias, você não discute pessoas. O parlamento é a representação mais real da sociedade. Somos todos assassinos, resolvemos as coisas na bala? Não dá para acreditar num negócio desse. Aí acabou o mundo, aí volta para casa. Porque aí são piores do que os milicianos, que os traficantes, são piores do que todo mundo”, completa.
Ao documentário, Domingos Brazão diz que conhecia Marielle de nome, mas que nunca passou por ela. “Com todo carinho e respeito, não quero ser mal interpretado, quando eu fui na posse do meu irmão, eu não me lembro nem ter visto a moça, cara”.
O irmão ao qual ele se refere é Chiquinho Brazão, que era vereador na época do assassinato. Hoje ele é deputado federal pelo União Brasil. Ele também é acusado de ser um dos mandantes do crime.
Quem são os irmãos Brazão, suspeitos de mandar matar Marielle
“Meu irmão me falou que ela se dava bem com todo mundo”, continua Domigos. “Eu não acredito que é enganando as pessoas. Eu não acredito que a gente possa estar enganando as pessoas aqui há 30 anos. Eu não acredito que isso possa acontecer”, diz.
Domingos Brazão continua a entrevista falando da repercussão do crime, e diz acreditar que Marielle ficou muito maior depois do ocorrido.
“As pessoas estão debatendo e estão contando com isso e chamou a atenção das autoridades, não só no Brasil, como boa parte do mundo. É obrigação da Delegacia de Homicídios investigar todo mundo que ela acha ou que não acha, até para poder dar uma resposta contundente para a sociedade. E quem diz direito que eles se reportaram é a Delegacia de Homicídios e a gente tem certeza que a Delegacia de Homicídios está fazendo isso. Estou totalmente à disposição”, contou ao documentário.
Domingos Brazão fala que acredita que “a verdade vai aparecer’.
Domingos Brazão, em entrevista ao documentário “Marielle”
TV Globo/Reprodução
Em 2019, quando a entrevista foi feita, Ronnie Lessa já tinha sido preso, acusado de ser um dos executores. Nos primeiros depoimentos, Roniie disse que não conhecia Domingos Brazão. O entrevistado disse, então, viu o depoimento e que não tinha nada contra Ronnie, alegando nunca ter visto ele na vida.
“Mas hoje eu dou graças a Deus de não ter o conhecido para ter menos complicação. Mas não sei te dizer nada da vida dele. Nunca tinha ouvido falar nele, cara. Eu nunca tinha ouvido falar nele”, conta.
Ronnie Lessa
Reprodução/TV Globo
Em 2023, Ronnie Lessa contou à Polícia Federal que Domingos e Chiquinho foram os mandantes do atentado. Foi a partir desses depoimentos que o ministro Alexandre de Moraes determinou as prisões.
“Eu já estou velho, cara. Eu não minto nem mais para a minha mulher. Quando o cara está novo, ainda mente para a mulher, né? Hoje eu não minto mais para a minha mulher, porra. Não adianta”, disse, na ocasião.
LEIA TAMBÉM:
Morte de Marielle foi idealizada por Domingos e Chiquinho Brazão e meticulosamente planejada por Rivaldo Barbosa, diz PF
PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso
O que dizem as defesas de presos no Caso Marielle
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.