RS inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda; veja grupos prioritários


Expectativa é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários durante a ação. Idosos, gestantes, indígenas e quilombolas integram a primeira fase da vacinação. Campanha vai até 31 de maio. Campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira no RS
Cristine Rochol/PMPA
Começa nesta segunda-feira (25) a campanha de vacinação contra a influenza no Rio Grande do Sul.
📌A expectativa é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, segundo o Ministério da Saúde, a fim de reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções causadas pelo vírus.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nessa primeira fase, a vacina da gripe é destinada ao público prioritário, no qual estão idosos e gestantes. A restrição da oferta ocorre devido à quantidade de doses recebida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O estado recebeu 480 mil doses do imunizante. Veja abaixo a população contemplada.
Público-alvo a primeira etapa da campanha
Pessoas a partir dos 60 anos
Crianças de seis meses até menores de seis anos
Gestantes
Mulheres puérperas, ou seja até 45 dias após o parto
Quilombolas
Indígenas
A vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B.
Vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe
Marcelo Bernardes/ACS-SES
Em Porto Alegre, todas as unidades de saúde com espaço de vacinação oferecem aplicação da dose. Na cidade, conforme estima a SMS, 697,9 mil pessoas devem receber o imunizante na primeira etapa da ação.
Etapas da vacinação
De acordo com a SMS, novos grupos receberão a dose do imunizante a partir da segunda e da terceira semana da ação. Veja abaixo.
Na segunda semana da campanha
Trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados
Trabalhadores da educação, do ensino básico ao superior
Pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses
Pessoas com deficiência
Adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas
Funcionários do sistema prisional
Pessoas privadas de liberdade
Na terceira semana da ação
Membros das forças de segurança e salvamento
Forças Armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo urbano
Trabalhadores portuários
Infecção respiratória
Dia D da Vacinação no RS
Pedro Piegas/PMPA
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a infecção respiratória por influenza se manifesta de formas leves e agudas. Assim, a estratégia de vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade da população, principalmente, dos considerados mais frágeis.
Dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde apontam que este ano já foram registrados quatro óbitos, no Rio Grande do Sul, em decorrência da gripe influenza. No mesmo período em 2023, foi confirmado apenas um óbito. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção, segundo SES.
O dia D da Vacinação está programado para 13 de abril, já a campanha de vacinação vai até 31 de maio.
Recomendação
SES recomenda uso de máscaras de proteção facial às pessoas com sintomas gripais
Maria Ana Krack/PMPA
Como a influenza e a covid-19 continuam sendo agravos de risco para a saúde pública, principalmente para as pessoas não vacinadas, a SES indica que população aproveite o período da campanha para completar o quadro vacinal também contra a covid-19.
A Secretaria recomenda, ainda, o uso de máscaras de proteção facial às pessoas com sintomas gripais e reforça a necessidade de a população procurar atendimento médico nas unidades básicas de saúde para diagnóstico e tratamento.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.