Festival de Curitiba abre as cortinas com Duelo dos bois Parintins, espetáculo inédito no Sul do Brasil


Maior evento artísticos da América Latina tem programação até 7 de abril e conta com mais de 300 atrações. A expectativa é atrair 200 mil pessoas. Caprichoso e Garantido O duelo da Amazônia terá duas apresentações nos dias 26 e 27 de março, às 20h30, no Teatro Positivo.
Festival de Curitiba
Chegou o grande dia, começa nesta segunda-feira (25) mais uma edição do Festival de Curitiba, um dos maiores e mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina.
O espetáculo Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia abre o evento que conta com mais de 300 atrações vindas das cinco regiões do Brasil.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A cerimônia de abertura, restrita a convidados, será comandada pela comediante Nany People, às 19h, no Teatro Positivo.
Boi Garantido e do Boi Caprichoso
É a primeira vez que o auto do Boi Garantido e do Boi Caprichoso do tradicional Festival Folclórico de Parintins (AM) vem à região Sul do Brasil.
O desafio de toadas dos bumbás, celebrado há mais de 110 anos, é um dos maiores patrimônios culturais do país.
O espetáculo festivo amazonense convida para um mergulho na força da cultura popular da floresta, com suas lendas, celebrações e rituais indígenas, traduzindo em arte os costumes do universo caboclo ribeirinho.
“Vamos mostrar nossa arte, nossa cultura e fazer com que as pessoas e outros artistas tenham um olhar especial para a Amazônia”, destaca o pajé Rick Beltrão, integrante do Boi Caprichoso.
Além da presença na festa de abertura, Duelo na Amazônia terá duas apresentações com venda de ingresso aberta ao público nos dias 26 e 27 de março, às 20h30, no Teatro Positivo.
“Será uma abertura histórica! Um verdadeiro privilégio entrar em contato com este espetáculo único, é uma grande oportunidade de conhecer a cultura do norte do Brasil. É uma noite para ser celebrada”, declara Fabíula Passini, diretora do Festival.
O espetáculo Caprichoso e Garantido: O Duelo da Amazônia
Festival de Curitiba
Curitiba e região respirando teatro e arte
Durante 13 dias a capital paranaense e região metropolitana serão tomadas por espetáculos de teatro, circo, dança, humor, musicais, eventos gastronômicos, shows, oficinas e performances artísticas.
Nos palcos espalhados em mais de 70 espaços, grandes nomes da dramaturgia brasileira, estreias nacionais e mais de 100 espetáculos gratuitos.
A programação conta com atrações vindas de 14 estados do país bem como da Argentina, Peru, Chile e Bolívia. Boa parte poderá ser vista também pelo sistema Pague Quanto Vale, com contribuição espontânea.
O eixo amazônico, um dos destaques desta edição, traz ainda mais três espetáculos de companhias vindas da região Norte do país: o musical “Cabaré Chinelo”, o espetáculo de dança “Ta – Sobre Ser Grande” e a performance ritual “Üh-Pü”.
O evento também reúne trabalhos consagrados:
“Traidor”, escrita e dirigida por Gerald Thomas e estrelada por Marco Nanini;
“Agora É Que São Elas”, novo espetáculo dirigido por Fábio Porcha;
Todas as Coisas Maravilhosas, que celebra 40 anos de carreira do ator Kiko Mascarenhas;
o fenômeno de bilheteria premiadíssimo “Macacos”, bem como “Azira’I” e “Sagração”, espetáculo da Companhia de Dança Débora Colker.
Entre os 22 espetáculos selecionados nesta edição para a Mostra Lúcia Camargo, mais da metade está com ingressos esgotados. Alguns abriram sessão extra, como “Mutações”, com o paranaense Luís Melo.
Entre as estreias nacionais, dois são de Curitiba: “Três Luzes”, solo protagonizado pela atriz Cássia Damasceno e “O Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk”.
Uma das novidades desta edição é a realização, pela primeira vez, da Mostra Surdo, Logo Existo, que celebra o protagonismo de artistas surdos ao reunir sete produções teatrais da comunidade surda de diferentes cidades do país, com apresentações gratuitas.
A Mostra Temporada de Musicais também traz novos ares para esta edição e chega cheia de brasilidade trazendo espetáculos que prestam homenagem a ícones da cultura nacional como Carmen Miranda, Ney Matogrosso e Silvio Santos.
“O festival é resultado de muito estudo, preparo e organização. Tudo é pensado com muita antecedência, agora está tudo pronto para começar. Estamos ansiosos para esse grande momento”, conta Fabíula.
Serviço ⬇️
32.º Festival de Curitiba
Data: De 25/3 a 7/4 de 2024
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos:  Festival de Curitiba e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi / Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville, piso térreo. De segunda a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 12h às 20h.
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.
Vídeos mais assistidos:
Veja mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.