Boa Vista fica encoberta por fumaça e ar poluído supera São Paulo e capital do Vietnã


Vietnã é considerado um dos países mais poluídos do mundo, mas, devido aos incêndios florestais em Roraima, qualidade do ar na capital Boa Vista tem atingido níveis de qualidade considerado péssimo para a saúde. Boa Vista fica completamento encoberta por fumaça
Boa Vista ficou encoberta por fumaça nesta segunda-feira (25) depois de um dia em que a poluição do ar atingiu a pior qualidade desde o início do ano. Nas ruas da cidade, a nuvem cinzenta fechou o sol, desapareceu com pontos turísticos e pôde ser vista e sentida a olho nu.
🚱 Roraima enfrenta o período seco, situação climática que deve se estender até abril. Com a falta de chuvas, rios têm secado e há ocorrências de incêndios florestais que consomem casas, animais e a vegetação. Além disso, espalha fumaça por todo o estado.
Sensores que medem a qualidade do ar indicaram que a poluição atingiu 402 microgramas de partículas de poluição (PM 2.5) no fim da tarde desse domingo (24), o que é considerada uma condição péssima e altamente poluída, com riscos à saúde e quase 27 vezes mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Boa Vista encoberta por fumaça neste dia 25 de março de 2024
Oseias Martins/Rede Amazônica
A fumaça que encobre a cidade é trazida, em parte, de incêndios florestais nas regiões da Serra da Lua e Serra da Barauana, no município do Cantá, além de Caracaraí e Rorainópolis, e da Guiana, na fronteira Norte do estado. Atualmente, 14 dos 15 municípios de Roraima enfrentam os reflexos da estiagem e estão em situação de emergência, incluindo a capital Boa Vista.
LEIA MAIS:
Emergência: Seca se agrava 14 dos 15 municípios estão em situação de emergência
Terra do fogo: Como Roraima se tornou o estado com maior número de incêndios
Relatos: Casas queimadas, animais mortos e plantações destruídas: os prejuízos em meio ao aumento de incêndios
O índice de poluição desse domingo foi o pior registrado no estado este ano, conforme acompanhamento em tempo real feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e ultrapassou cidades como São Paulo e Hanoi, capital do Vietnã, onde a poluição é, muitas vezes, considerada insalubre.
“Em São Paulo, embora seja uma cidade altamente poluída, está menos poluída que Boa Vista. Se nós formos fazer esse comparativo com os dados de ontem, Boa Vista tinha cerca de 400 microgramas de material particulado 2.5 por volta de 18h, enquanto São Paulo tinha 20”, explicou ao g1 o pesquisador do Inpa, Reinaldo Imbrozio Barbosa.
Imagens mostram Boa Vista antes e depois de ser tomada por fumaça
Initial plugin text
Nesta segunda-feira (25), o nível de poluição atmosférica segue intenso. A prefeitura da cidade se reúne com órgãos ambientais e de saúde para definir medidas que possam reduzir os impactos à população.
Em outra comparação, o pesquisador do Inpa utilizou os níveis de poluição de Hanói, capital do Vietnã, considerada uma das cidades mais poluídas do mundo. Na tarde desse domingo, enquanto o índice da cidade asiática estava em 114 microgramas de partículas de poluição (PM 2.5), a capital Boa Vista estava três vezes acima.
“Em relação a Hanói, que é uma das áreas mais poluídas do planeta, mesmo assim, nós estávamos quatro vezes um nível acima do tolerável naquele mesmo momento [no domingo]. É, infelizmente, intolerável”.
Para se ter uma ideia, a qualidade do ar nesse domingo em Boa Vista quase chegou ao pior registro de Manaus, quando a capital amazonense também enfrentava o avanço de fumaça e atingiu 499 µg/m3 em poluição e ficou entre cidades do mundo com pior qualidade do ar em outubro do ano passado, em meio a seca história na região.
Orientações de saúde
Para evitar os problemas causados pela exposição à fumaça, a professora do curso de medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e médica alergista e imunologista, Laila Sabino Garro, recomenda que sejam evitadas áreas afetadas por queimadas sempre que possível. Entre as outras recomendações estão:
Fique dentro de casa: Mantenha as portas e janelas fechadas para evitar a entrada de fumaça. Use um sistema de filtragem de ar, se disponível.
Use máscaras respiratórias: Em áreas com muita fumaça, use máscaras N95 ou PFF2 para filtrar as partículas finas presentes na fumaça.
Evite atividades ao ar livre: Evite fazer exercícios físicos ou atividades extenuantes ao ar livre enquanto a fumaça estiver presente.
Use umidificadores: Manter o ar úmido pode ajudar a aliviar a irritação nas vias respiratórias causada pela fumaça.
Siga as orientações das autoridades locais: Fique atento aos alertas e recomendações das autoridades de saúde e ambientais locais sobre como se proteger da fumaça.
Se você estiver com problemas respiratórios ou sentir desconforto devido à exposição à fumaça, procure ajuda médica imediatamente.
Além disso, o Corpo de Bombeiros também orientou a população a adotar medidas de segurança, como: dirigir o carro com ar condicionado no mínimo, para evitar entra de fumaça nos carros, e manter-se bem hidratado, principalmente idosos e crianças.
Incêndios florestais no estado
8 dos 10 municípios com maior nº de focos de queimadas em fevereiro são de Roraima
Incêndios florestais têm sido registrados no estado com maior intensidade desde fevereiro. De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisa espaciais (INPE), Roraima concentra 28% dos focos de calor de todo o país – são 3.973, 869 a mais que Mato Grosso, o segundo no ranking, com 3104 registros.
Além disso, dos dez municípios do Brasil com mais focos de calor desde o início deste mês de março, sete são de Roraima. Caracaraí, ao Sul do estado, lidera o ranking, com 299 focos e é seguido de Iracema, com 183, e Cantá, com 170. Veja o ranking completo no gráfico abaixo:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.