Alegando problemas na aplicação, TJ-AC e instituto cancelam prova para analista judiciário e anunciam remarcação


Notas divulgadas pelos organizadores não especificam, mas participantes relataram em redes sociais que concurso foi aplicado sem a prova discursiva, prevista em edital para o cargo. Reaplicação deve ocorrer em até 25 dias. Erro na aplicação de prova para o cargo de analista judiciário causou polêmica nas redes sociais
Arquivo/Seinfra
Alegando problemas na aplicação de concurso público, o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e o Instituto Verbena, banca organizadora do certame, cancelaram a prova para o cargo de analista judiciário e anunciaram a remarcação da modalidade. O concurso com vagas para diversos cargos foi aplicado neste domingo (24), em todo o estado.
LEIA MAIS:
OAB-AC pede ao Tribunal de Justiça que mude data de concurso público por coincidir com Exame de Ordem
Em notas oficiais, os organizadores não especificam, e citam apenas “problemas operacionais”. Porém, participantes relataram em redes sociais que o concurso foi aplicado sem a prova discursiva, prevista em edital para o cargo. A reaplicação deve ocorrer em até 25 dias.
“O problema decorreu especificamente na questão discursiva para o cargo de Analista Judiciário – área judicial/judiciária. A Comissão Gestora do Concurso deliberou o cancelamento da aplicação da prova específica para este cargo. A decisão pela anulação foi tomada com base nos princípios da transparência, igualdade e lisura, que norteiam a atuação do TJAC. Lamentamos o ocorrido e informamos que as medidas cabíveis já estão sendo adotadas no sentido de reaplicar a prova com a maior brevidade possível”, cita a nota do TJ.
O Instituto Verbena, que da Universidade Federal de Goiás (UFG), assumiu a responsabilidade pelos erros na aplicação da prova para este cargo, e ressaltou que a nova data será informada através do site.
“Mais informações sobre a nova data de aplicação e demais questões pertinentes ao assunto serão divulgadas no site do concurso. O Instituto Verbena/UFG reitera seu compromisso com a lisura de seus processos e mais uma vez lamenta tais intercorrências”, informa o texto.
Críticas
Comentários criticaram organização do concurso após erro
Reprodução
Os problemas na aplicação do concurso e a remarcação do certame foram alvos de críticas após a página oficial do TJ-AC publicar a nota informativa. “Parabéns, ótima banca organizadora👏🏽”, ironizou um dos comentários.
Outro seguidor relatou que veio de outro estado para fazer a prova, e que a escolha de uma nova data é prejudicial para ele.
Participante relatou ter vindo de outro estado e que marcação de nova data é prejudicial
Reprodução
“Eu vim do Mato Grosso, 3 dias de viagem. Não tenho condições de voltar em outra data. Aí me complicou”, comentou.
As críticas também foram feitas em relação a suposta falta de transparência nas notas divulgadas, que não mencionam os problemas. Uma usuária relata que a prova para o cargo de analista judiciário foi aplicada sem o caderno da prova discursiva, apenas com questões objetivas.
Outra participante relatou que prova para analista judiciário foi aplicada sem caderno de questões discursivas
Reprodução
Edital com 91 vagas
O edital prevê cargos de nível médio e superior com vagas para 18 municípios do estado, sendo 91 vagas de inicio imediato e 1.460 para formação de cadastro de reserva.
As inscrições para o concurso público do TJ-AC começaram dia 07 de fevereiro e seguiram até 1° de março. As oportunidades são para atuar em cargos como Agente de Polícia Judicial, Técnico em Microinformática, Técnico Judiciário e Técnico em Segurança do Trabalho, Administração, Arquivista, Arquitetura, Comunicação Social, Contador, Direito, Educação, entre outros.
As vagas são divididas em 18 municípios: Rio Branco, Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
💻 A remuneração vai de R$ 3.785,60 até R$ 7.571,20 de acordo com o cargo.
O concurso avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e redação de caráter eliminatório e classificatório, já para nível superior também terá avaliação de títulos.
Cronograma:
Inscrições: 07/02/24 a 01/03/24
Limite para pagamento da taxa de inscrição: 07/02/24 a 01/03/24
Limite para solicitação de isenção da taxa de inscrição: 07/02/2024 a 09/02/2024
Aplicação das provas: 24/03/2024
Publicação do gabarito final da prova objetiva: 05/04/2024
Resultado final das provas objetivas: 12/04/2024
Publicação do resultado final da prova discursiva e de redação: 13/05/2024
Resultado final do concurso: 17/06/2024
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.