Torcedora diz ter sido vítima de racismo durante jogo de basquete em Franca, SP


Crime foi registrado neste domingo (24) durante um jogo pela Sub-15 do Campeonato Estadual 2024, entre Sesi Franca Basquete e Palmeiras. Caso é investigado pela Polícia Civil. Torcedora diz ter sido vítima de racismo durante jogo de basquete em Franca,SP
Uma torcedora diz ter sido vítima de racismo durante uma partida de basquete realizada em Franca (SP), neste domingo (24). A mulher diz ter sido chamada de macaca por uma torcedora do time rival.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Nas redes sociais, a cabeleireira Luana Leopoldo expôs a situação que aconteceu enquanto acompanhava o filho em um jogo pela Sub-15 do Campeonato Estadual 2024, entre o Sesi Franca Basquete e o Palmeiras. (Veja vídeo acima)
Mãe de um dos jogadores do Palmeiras, Luana acompanhava o jogo na arquibancada quando teria sido vítima de ofensas de cunha racistas proferidas pela mãe de um jogador do time da casa.
“Ela pegou no cabelo dela para fazer a cena, ela pegou no cabelo dela e falou assim: ‘segura a peruca, macaca’. A partir desse momento eu fiquei cega, eu não sei quem foram as pessoas que me seguraram, porque eu parei o jogo”, aponta Luana no vídeo.
Torcedora Luana Leopoldo aponta ter sido vítima de racismo em jogo de basquete em Franca (SP)
Reprodução/Redes sociais
A cabeleireira explica que a confusão começou depois de trocas de farpas entre torcedores das duas equipes, até então, uma situação comum nas partidas. Em determinado momento, próximo ao fim do jogo, mães de atletas da equipe do Franca teriam pedido para que Luana parasse de ofender a torcida rival.
Luana negou que estivesse ofendendo ou desrespeitando os adversários durante o jogo. Diante à negativa, uma mulher teria se aproximado e chamado a cabeleireira de macaca, fazendo menção pejorativa ao cabelo da torcedora.
A polícia esteve no ginásio e Luana foi orientada a registrar um boletim de ocorrência. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Em nota, o Sesi Franca Basquete lamenta o desentendimento entre torcidas e informou que todas as medidas cabíveis foram tomadas de imediato, assim como o acionamento da polícia.
O clube ainda destaca que repudia toda atitude discriminatória, ofensiva e preconceituosa e afirmou se colocar à disposição para prestar todo apoio necessário à vítima.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.