Segundo relatos, não é a primeira vez que uma situação assim acontece. Em vídeos gravados por moradores é possível ver as rodas de trás de veículo afundadas na lama. Vídeos mostram van escolar atolada há cinco dias em zona rural
Alunos de uma zona rural de Paranã, no sul do estado, estão passando um sufoco para tentar chegar à escola. Isso porque a van escolar que atende a região, chamada de Arraial, está atolada na estrada desde terça-feira (18).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou em nota que, por conta do período chuvoso, o transporte para os alunos da região está suspenso e que eles não serão prejudicados pelas perdas de aula neste período. (Leia a nota completa abaixo)
O veículo atolou justamente em uma semana de prova e os alunos estão indo a pé. Segundo os pais, eles só chegam em casa perto das 22h e cobertos de lama. A região fica a cerca de 45 km do centro da cidade.
Até existe uma rota alternativa da estrada, que é bem mais longe, mas também está intransitável, segundo os moradores.
“Meus meninos estão há duas semanas sem estudar. São três [filhos] que dependem dessa kombi. Na semana retrasada estudaram um dia e na semana passada dois dias. Estão perdendo prova, não sei o que vai ser da gente não”, diz uma das mães das crianças atendidas pelo veículo.
O carro está desde a terça atolado na estrada zona rural
reprodução/Tv Anhanguera
Segundo os moradores, não é a primeira vez que o transporte deixa os alunos na mão. Uma semana antes de atolar o veículo quebrou no mesmo trecho. Por isso os alunos só foram um dia daquela semana para a aula.
O que diz a Seduc
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o transporte escolar dos estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio Melo, na região de Paranã, está temporariamente interrompido em decorrência das fortes chuvas que elevaram o nível dos córregos da região, impedindo assim o tráfego de veículos.
A fim de garantir a segurança dos estudantes, bem como a presença na unidade escolar, o transporte escolar rural será retomado tão logo os níveis da água voltem à normalidade.
A Seduc informa que os estudantes não serão prejudicados e que as aulas serão repostas conforme cronograma a ser divulgado pela escola.
Van escolar atolada há uma semana complica a vida de alunos em Paranã
*Arthur Girão, estagiário sob supervisão de Patrício Reis.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.