É #FAKE que homem que aparece em foto ao lado de mãe de Marielle seja Chiquinho ou Domingos Brazão, suspeitos de encomendar morte da vereadora


Na verdade, trata-se do pai da vereadora. A foto foi feita em 16 de abril de 2018, durante uma reunião entre a família de Marielle e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Rivaldo Barbosa. Circula nas redes sociais uma foto em que supostamente a mãe de Marielle Franco aparece sentada ao lado de Domingos ou Chiquinho Brazão, presos neste domingo (24) e apontados como mandantes do assassinato da vereadora. É #FAKE.
Selo fake
G1
A legenda da publicação diz: “Uma foto que retrata as profundezas da podridão humana, um reflexo nítido do bolsonarismo. A mãe da Marielle colocada entre Brazão, mandante da morte de sua filha, e Rivaldo Barbosa, chefe da polícia civil nomeado pelo então interventor federal e futuro vice de Bolsonaro, Braga Netto. Na ocasião, Rivaldo lhe promete prioridade absoluta na investigação do crime que ele mesmo havia organizado e garantido proteção e impunidade aos envolvidos. No canto, Freixo ainda sem acreditar no crime bárbaro que ceifou a vida de sua amiga.”
Na verdade, a pessoa ao lado direito de Marinete da Silva é Antônio Francisco da Silva Neto, pai da vereadora.
A foto foi feita em 16 de abril de 2018, durante uma reunião entre a família de Marielle e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Rivaldo Barbosa, preso no último domingo, suspeito de ajudar a planejar o crime e atrapalhar as investigações.
A partir de uma busca reversa —ferramenta que rastreia a origem da imagem—, é possível verificar que a foto pertence à Agência Brasil. Na legenda, as três pessoas sentadas em um sofá ao fundo foram identificadas: à direita estão os pais da parlamentar, enquanto à esquerda está Rivaldo Barbosa.
No mesmo dia em que a foto foi tirada, o g1 publicou uma reportagem sobre a reunião, que tinha como objetivo explicar o andamento das investigações sobre a morte de Marielle. Na reportagem, o g1 também registrou o momento da conversa entre os presentes. Veja abaixo.
Chefe da Polícia Civil conversa com Marinete da Silva e Antônio Francisco da Silva, pais da vereadora
Henrique Coelho/G1
Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes. O delegado Rivaldo Barbosa também foi preso, suspeito de ajudar a planejar crime e de atrapalhar as investigações.
É #FAKE que homem ao lado de mãe de Marielle em foto seja Domingos Brazão
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.