Uma motocicleta que havia sido furtada foi localizada na comunidade Perema. Polícia Militar durante abordagem em Santarém
Reprodução
As guarnições do 35º Batalhão da Polícia Militar, na noite de terça-feira (26) e madrugada de quarta-feira (27) realizaram atendimentos de ocorrências para a região das comunidades do Planalto, em Santarém, no oeste do Pará, de recuperação de motocicleta roubada, tentativa de assalto e crime ambiental. Confira sobre os casos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Vítima recupera veículo roubado com apoio da polícia
Na noite de terça-feira (26), por meio do Núcleo Integrado de Operações (NIOP), a polícia foi acionada para atender a um caso em que a vítima que conseguiu localizar seu veículo roubado na comunidade de Perema.
Motocicleta roubada que foi recuperada em Santarém
Reprodução
Conforme relato da PM, a vítima avistou um indivíduo conduzindo exatamente sua motocicleta roubada, enquanto passava em frente ao Posto do Mararu. Ele decidiu seguir o suspeito e, simultaneamente, acionar as autoridades policiais.
A perseguição levou os envolvidos até a comunidade de Estrada Nova, onde ele conseguiu abordar o suspeito. No entanto, ao perceber a presença da polícia, o suspeito empreendeu fuga. A motocicleta foi recuperada.
A vítima foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil, onde foi formalizado o registro da ocorrência.
Operação policial frustra tentativa de assalto
Ainda na noite de terça-feira (26), uma operação policial foi desencadeada, após a Polícia Militar receber informações que indicava a presença de um veículo Fiat Uno azul, ocupado por vários indivíduos suspeitos, que haviam sido avistados após abastecerem em um posto de combustível no Mararu.
Arma apreendida com suspeito de assalto em Santarém
Reprodução
Conforme informações da PM, eles foram vistos seguindo em direção às comunidades do Planalto PA-370, na Rodovia Santarém- Curuá-una, em carro e com uma motocicleta Honda Fan preta.
Segundo a Polícia, a guarnição dirigiu-se à região indicada, próximo à comunidade São Jorge, o Fiat Uno e a motocicleta foram localizados, desencadeando uma perseguição. No entanto, os suspeitos conseguiram sair da vista da equipe policial. Após incursões na área, o veículo foi abordado quando deixava a comunidade. O motorista afirmou ser um motorista de aplicativo e negou conhecer os passageiros, mas admitiu ter passagem anterior por tráfico de drogas.
Logo em seguida, com a colaboração da população, os dois suspeitos foram interceptados na direção da comunidade do Tipizal. Durante a abordagem, um dos suspeitos, identificado posteriormente como Jonas da Conceição Pantoja, empreendeu fuga, efetuando disparos contra os policiais. Em resposta à agressão, a guarnição também disparou, mas o suspeito conseguiu escapar, adentrando as matas nas proximidades.
O segundo suspeito, identificado como Jean Gualberto da Silva, foi encontrado com uma mochila contendo um revólver calibre 32, municiado com duas balas.
Diante das evidências coletadas, Jean Gualberto da Silva foi apresentado por porte ilegal de arma de fogo ao Delegado de Polícia Civil Plantonista, Fábio Amaral, para as medidas legais cabíveis.
Crime Ambiental na Comunidade de Boa Esperança
Durante a madrugada desta quarta-feira (26), uma equipe da Polícia Militar em serviço de rondas na PA 370, próximo à Comunidade de Boa Esperança, deparou-se com um caminhão da marca Mercedes, de cor azul, estacionado às margens da rodovia, carregado com madeira beneficiada. O condutor do veículo foi identificado como Cláudio dos Santos.
Caminhão apreendido com madeira sem documentação em Santarém
Reprodução
Conforme informações da PM, o caminhão estava transportando a carga de madeira sem as devidas autorizações legais do órgão responsável. Diante dessa constatação, a equipe policial comunicou à 1° Companhia Independente de Polícia Ambiental (1° CIPAMB) para que os procedimentos cabíveis fossem adotados.
O veículo e o condutor foram conduzidos à Delegacia de Polícia para apresentação formal pelo crime ambiental cometido. Além disso, foi necessário elaborar o auto de apreensão da carga junto à Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), a fim de que fossem tomadas as providências administrativas cabíveis diante do ocorrido.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região