Sucuri de aproximadamente 2 metros é encontrada por moradores na calçada de casa, em Goiás; vídeo


Os bombeiros foram acionados para realizar o resgate do animal silvestre. O caso aconteceu em Caldas Novas, na região sul do estado. Sucuri de aproximadamente 2 metros é encontrada por moradores na calçada de casa, em Goiás
Os moradores de Caldas Novas, região localizada no sul do estado, acionaram o 9º Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás para realizar o resgate de uma sucuri que mede aproximadamente 2 metros. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (26) e surpreendeu os moradores, que gravaram um vídeo registrando o momento deles se deparando com o animal silvestre. (Assista o vídeo acima)
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a assessoria da corporação, a sucuri foi encontrada na calçada de uma casa no Bairro Residencial Recanto de Caldas. Conforme é mostrado no vídeo, o animal se rasteja pelo chão, assustando os moradores pelo seu tamanho.
“A bicha é grande, hein?! Eu não tenho coragem de chegar perto dela [sucuri], não”, disse um dos homens que estava presente no momento em que a cobra foi encontrada. Em resposta, uma mulher que também estava no local, diz: “Ela não ataca assim, não”.
LEIA TAMBÉM:
Jiboia de quase 2 metros é encontrada por família no telhado de casa em Goiás; VÍDEO
Sucuri de 4 metros ‘tomando sol’ em pedra de cachoeira impressiona turista em Goiás; vídeo
Sucuri de aproximadamente 6 metros ataca criança que brincava às margens de rio em Goiás
Os militares realizaram o resgate utilizando materiais específicos para captura de cobras, isto é, pinças e ganchos. O animal foi removido sem ferimentos da calçada e colocado dentro de um tambor.
Os bombeiros deslocaram-se para uma mata reservada e próxima ao perímetro urbano, onde realizaram a soltura da sucuri.
Perigos e cuidados
O animal presente no vídeo se trata de uma sucuri fêmea que pertence a uma das maiores e mais conhecidas espécies de cobras, isto é, a Eunectes murinus. Normalmente esses animais são encontrados na América do Sul, em regiões mais alagadas, onde há presas em maior evidência.
Segundo a veterinária Luana Borboleta, a sucuri é um animal extremamente lento e na maior parte do tempo apresenta hábitos subaquáticos. Apesar de não ser uma serpente peçonhenta, caso sintam-se ameaçadas, elas matam por constrição, apertando e causando asfixia na vítima.
Por isso, a veterinária e o biólogo Edson Abrão orientam que em casos como esse o melhor a se fazer é manter a distância do animal e contatar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível para realizar o resgate.
“É preciso tentar isolar o animal, afastar crianças e animais, pois a sucuri pode alimentar desses animais. Também é preciso chamar um grupo especializado, que no caso é o Corpo de Bombeiros, ou alguém que saiba manusear esse animal e colocá-lo dentro de uma gaiola”, informa Abrão.
O biólogo ainda acrescenta que ao chegar perto do animal, há a possibilidade da serpente picar a pessoa, causando ferimentos ou infecções graves. O aparecimento recente de animais silvestres em casas e lugares fechados está relacionado a questões climáticas. O calor faz com que esses répteis procurem abrigos seguros para se protegerem e fugirem das temperaturas mais quentes.
Contudo, o ideal é manter a calma e não tomar atitudes precipitadas, afinal, esse animal é importante para a natureza, pois sua função ecológica é necessária.
“Esse animal tem um nicho, uma função ecológica muito importante, pois ela causa um certo equilíbrio na natureza e deve ser preservada ao máximo”, ressalta Edson.
*Victoria Vieira é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Millena Barbosa.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
Sucuri de aproximadamente 2 metros é encontrada próximo a residência em Caldas Novas.
Reprodução/Arquivo Pessoal
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.