
Iniciativa conta com ajuda da comunidade de igreja e da iniciativa privada e já atende 40 famílias. Alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal são disponibilizados com valores simbólicos. Supermercado solidário ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social em Franca, SP
Prateleiras cheias de alimentos, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal e, principalmente, solidariedade. Criado há cerca de um mês, um mercado solidário tem oferecido ajuda a famílias em situação de vulnerabilidade em Franca (SP).
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Organizada pela Associação Vem pra Casa, a iniciativa busca oferecer suporte a pessoas desempregadas ou de baixo poder aquisitivo. Desempregada há seis anos e mãe de três filhos, Izadora Nascimento Ferreira é uma das beneficiadas pelo projeto.
“Ajuda a gente que está passando um pouco apertado, estou desempregada, três crianças pequenas, ajuda muito a gente. Eles estão abençoando a gente”, diz.
Projeto social cria supermercado comunitário em Franca (SP)
Reprodução/EPTV
Presidente da associação, Gustavo Arantes explica que o supermercado é mantido por meio de doações da comunidade e da iniciativa privada. Para ter acesso ao projeto é necessário que as famílias passem por um processo de triagem que conta com visitas técnicas de assistentes sociais.
Depois do processo, as famílias recebem ‘sementes’, que funciona como o dinheiro do supermercado. Em média, o valor de produtos como carne, macarrão e arroz variam de uma a duas sementes.
“De acordo com a quantidade de pessoas é distribuído as sementes, que é o nosso dinheiro usado aqui no mercado. Então, se a família tiver, por exemplo, quatro pessoas, são 40 sementes, mais dez pela família. Então essa família vai ter 50 sementes para usar aqui no mercado,” aponta Arantes.
Oportunidade de compra
Desde que começou, há cerca de um mês, 40 famílias já foram assistidas pela iniciativa. Segundo a pastora Wania Arantes, o projeto tem como objetivo trazer dignidade para quem enfrenta momentos de dificuldade.
LEIA TAMBÉM
Moradores constroem centro comunitário com ajuda de ONG internacional em Ribeirão Preto
Empresas ganham selo ao ajudar animais abandonados em Ribeirão Preto; entenda
Projeto de jovem em Ribeirão Preto leva empreendedores da periferia ao Vale do Silício
Permitir que as famílias possam escolher aquilo que desejam levar para casa também é uma forma de fortalecer o poder de compra e gerar momentos agradáveis em família.
“A gente percebeu o quanto é gostoso e traz a dignidade para as pessoas pensar no pessoal, pensar naquilo que ninguém está pensando, como uma escova de dente, um absorvente para a mulher, a bolacha para a criança. Isso só para trazer dignidade, só para trazer aquele calor humano”, afirma.
Supermercado comunitário atende pessoas desempregadas e de baixo poder aquisitivo em Franca (SP)
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região