
O registro garante atendimento preferencial no município, e é um importante instrumento na defesa e garantia de direitos em espaços públicos e privados. A Carteirinha de Identificação é um instrumento material que viabiliza o acesso ao atendimento prioritário.
Irislane Pacheco
Abril é o mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado por uma alteração no desenvolvimento cerebral que causa mudanças na comunicação social, comportamentos repetitivos e estereotipados. Em Petrolina, Sertão de Pernambuco, a prefeitura emite a Carteirinha de Identificação para pessoas com autismo. O registro garante atendimento preferencial no município, e é um importante instrumento na defesa e garantia de direitos em espaços públicos e privados.
Para solicitar a Carteirinha de Identificação para pessoas com autismo é necessário ir até a Secretaria Executiva de Acessibilidade (SEDHMA), localizada na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, bairro Vila Mocó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. E levar a seguinte documentação: original e cópias do RG e CPF (da pessoa com autismo e do responsável), laudo médico, comprovante de residência e uma foto 3×4. A emissão é gratuita e a pessoa recebe o documento na hora.
As pessoas com autismo são expostas a diversas situações que não respeitam as suas especificidades, e a Carteirinha de Identificação é um instrumento material que viabiliza o acesso ao atendimento prioritário, tirando os autistas de uma posição de invisibilidade. O documento é a garantia de prioridade no atendimento e acesso a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde e assistência social.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE