Influencer viraliza com vídeos de apoio à população em situação de rua na praia: ‘Uma sementinha’


Dyego Sarayva usa visibilidade na internet para sensibilizar público. Conteúdos ultrapassam seis milhões de visualizações nas plataformas digitais. Influencer viraliza com vídeos de apoio à população em situação de rua na praia
Um morador de Santos, no litoral de São Paulo, mudou a vida de algumas pessoas em situação de rua com um quadro de ajuda ao próximo no TikTok. Dyego Sarayva viralizou na plataforma com vídeos de humor e decidiu usar o alcance dos milhares de seguidores para sensibilizar as pessoas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
“É até meio clichê, mas está faltando amor e empatia pelo próximo. Esse quadro não vai mudar o mundo, eu sei disso, mas acredito que vai fazer a diferença”, disse Dyego.
O influenciador digital que ficou conhecido por vídeos na orla da praia criou o quadro ‘Envelope do Dy’ com objetivo não apenas de ajudar pessoas em situação de rua, mas inovar no sentido de ajudá-las por meio de outras.
Ele abordava pessoas que estavam pela praia e lhe dava duas opções: ganhar um prêmio misterioso em um envelope ou distribuir presentes para a população em situação de rua. Ao ouvir a resposta, Dyego passava a fazer perguntas sobre empatia.
“Bate um silêncio quando pergunto se costuma ajudar pessoas em situação de rua. Um silêncio que me causa estranhamento. Se a pessoa tem essa reação, então quem está assistindo também tem”, afirmou.
O primeiro vídeo do quadro ultrapassou seis milhões de visualizações. Nele, o jovem abordado optou por entregar marmitas para as pessoas e, no final, ganhou um prêmio. Porém, ele se sensibilizou tanto com a ação que optou por repassar o prêmio.
“Eu não esperava [a atitude], fui pego de surpresa”, enfatizou o influencer.
Dyego Sarayva incentiva outras pessoas a ajudar população em situação de rua em Santos (SP)
Arquivo Pessoal
Outro vídeo mostrou um homem que topou entregar dez presentes para pessoas em situação de rua. “As pessoas se emocionaram”, relatou Dyego. De acordo com ele, o conteúdo lhe permitiu conhecer diversas histórias, mas o principal objetivo é incentivar ações de ajuda. “É uma forma de entretenimento, mas também de conscientizar quem está assistindo e quem está participando”.
“O mundo hoje está muito doente. Acho que as pessoas não se olham mais, não se ajudam mais”, ressaltou, dizendo que sua missão é, ao menos, “plantar uma sementinha” do bem.
História
Dyego sempre teve o sonho de produzir conteúdo para a internet, mas a falta de apoio das pessoas ao seu redor o desmotivava. Foi só no final da pandemia de covid-19 que ele decidiu acreditar no seu potencial e investir em uma ideia de vídeo. Naquela época, ele ainda vendia bolos de pote.
“Estava com vídeos de cantadas muito em alta. Daí eu pensei em fazer vídeo de cantada só com homem. Fiquei todo animado, mas precisava de alguém pra gravar pra mim”, explicou o influencer, que não recebeu o apoio necessário e desistiu da ideia.
No entanto, ao notar que uma outra pessoa começou a aparecer na internet com o mesmo conteúdo, ajudando pessoas em situação de rua, ele concluiu que a ideia tinha sido boa. “Estava dando muito certo. No dia em que vi o vídeo no TikTok, antes de 24 horas, já estava com um milhão de visualizações.”, afirmou.
Dyego Sarayva ficou conhecido na internet com vídeos de humor.
Arquivo Pessoal
Desta forma, Dyego renovou as esperanças e voltou com o objetivo de fazer vídeos de humor. No entanto, ele queria uma identidade própria. “Queria começar com meu jeitinho, uma coisa que fosse minha”, ressaltou. Poucos dias depois, o homem viu vídeos de pegadinha e se inspirou. O diferencial seria a abordagem apenas com homens.
“Mas pegadinhas que eu via eram de zoar as pessoas”. Ele pensou em fazer o inverso e passou a elogiar aqueles que eram abordados. “A gente sempre ouviu a questão da masculinidade frágil, eu sempre lutei contra isso na minha vida”, ressaltou.
Desta forma, Dyego passou a fazer vídeos de pegadinhas em que enalteciam a beleza e simpatia dos participantes. “Literalmente levantando a autoestima da pessoa”, explicou ele, que ganhou visibilidade na internet com três milhões de visualizações em um dos primeiros vídeos.
“Quando penso em criar, penso em tentar trazer uma reflexão através do meu conteúdo”, disse o influencer.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.