Segundo a prefeitura, o Rio Capivari que corta a cidade chegou a 4,5 m durante a manhã desta segunda-feira (3) e mais de 250 famílias foram afetadas. Com desalojados e inundações, Monte Mor tem maior volume de chuva do estado; veja previsão
Reprodução EPTV
Cheia no Rio Capivari provoca inundação e pessoas são desalojadas em Monte Mor (SP) nesta segunda-feira (3). Cidade teve maior acumulado de chuvas no estado nas últimas 12 horas com 122 mm. Rio atingiu a cota de 4,5 m, quando o normal é 1,5m e nível de transbordo 2m.
Conforme a prefeitura, mais de 250 famílias foram afetadas, mas número pode aumentar e chegar a 400. A expectativa é que o nível do Rio Capivari pode subir ainda mais devido às águas da chuva vindas de Campinas e de Indaiatuba que deságuam no local.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Ainda conforme a prefeitura, foram identificados nove pontos de alagamento e equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal monitoram a situação das ruas e atendem a população e ao menos 20 famílias foram retiradas das casas.
A prefeitura disponibilizou três caminhões para ajudar a retirar as famílias e os pertences de dentro das casas. Muitas famílias foram para casas de parentes, mas foram disponibilizadas três locais para atender quem não tem onde ficar:
Escolas no Jardim Capuavinha;
Escola no Jardim Progresso;
Ginásio Municipal, no Parque Imperial.
Tempo se mantém instável
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, a região de Campinas está sofrendo com a ação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que deve permanecer até esta terça-feira (4) mantendo o tempo instável e chuvoso.
Segunda-feira (3)
São esperadas chuvas fortes e volumosas ao longo da tarde, podendo se estender para a noite e a próxima madrugada. Inclusive com possibilidade de temporais e incidência de raios.
Terça-feira (4)
Há a possibilidade das chuvas perderem a força, com o sol aparecendo entre nuvens durante a tarde. As temperaturas máximas também devem ficar um pouco mais elevadas, com mínima prevista em 20°C e máxima em torno de 28°C.
Embora a condição das ZCAS diminua, a sensação de tempo abafado pode provocar aumento nas instabilidades associadas ao desenvolvimento de temporais a partir da tarde.
Quarta-feira (5)
Tendência de tempestades a partir da tarde devido o avanço de outro evento climático, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis sobre o sudeste brasileiro, que deve favorecer o desenvolvimento de nuvens na metade leste do estado.
Há possibilidade de chuvas menos volumosas e mais isoladas, mas com vendavais e granizo.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas