![](https://s2-g1.glbimg.com/QmMtf8jyimV8UHCWEO_uRxwr8Xw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/l/JMKDfPS7OXEBczhBUYew/porca-mama-em-vaca-santa-rosa-de-lima-sc.jpg)
Chamada de Famosinha, leitoa de Santa Catarina é gulosa: mama na mãe e depois na vaca. Veterinário esclarece que situação não faz mal a suínos ou bovinos. Porca mama em vaca em propriedade no Sul de SC
Uma curiosidade do mundo animal chamou a atenção da família de Ivânia Dutra, que tem uma propriedade em Santa Rosa de Lima, no Sul de Santa Catarina. Uma porquinha jovem e ‘ligeira’ começou a mamar em uma vaca. E com frequência. A ponte de deixar o bezerro e a família tutora com pouco leite.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A família achou a situação engraçada. O veterinário e professor de Suinocultura da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) José Cristani esclareceu que o comportamento não causa nenhum mal a suínos ou bovinos.
Porca mama em vaca em propriedade de SC
Ivânia Dutra/Arquivo pessoal
Ivânia é filha dos dois donos da propriedade, Alzira e Vani Dutra. Ela contou que a porquinha e mais seis irmãos nasceram em 11 de novembro do ano passado.
Da ninhada, quatro filhotes sobreviveram. Todos nasceram na propriedade da família, mas a única a mamar na vaca é Famosinha, como foi batizada. Segundo Ivânia, a porquinha é gulosa: mama na própria mãe, junto com os irmãos, e também na vaca.
“Desde que era menorzinha de tamanho, ela já tentava mamar enquanto minha mãe tirava leite [da vaca]. Mas, por ser pequena, não alcançava no teto da vaca. Assim que ela cresceu um pouquinho começou a mamar! Faz mais ou menos um mês”, relatou.
Por causa desse comportamento da porquinha, a família teve que fazer algumas adaptações na rotina dos animais.
“A leitoa vive solta, entra no chiqueiro com a mãe dela e sai a hora que quer, e anda pelos pastos e lodos. A vaca ficava solta perto do curral na grama. Mas, como a porquinha é ‘ligeira’ e ‘rouba’ o leite da vaca, fomos obrigados a mudar a vaca de piquete!”, explicou.
“Durante o dia, ela [vaca] fica em outro piquete e, à noite, ela dorme no curral. Porém, no período da manhã, minha mãe não pode atrasar para tirar o leite, caso contrário ela chega e a leitoa já mamou quase todo o leite, deixando o bezerro e a nossa família com pouco leite”, contou Ivânia.
Ela disse que a família nunca tinha presenciado antes um comportamento parecido, mas achou tudo interessante.
“Tanto pela leitoa mamar em um teto muito maior do que o da mãe dela, e também pelo afeto que a vaca teve, de deixar outro animal, sem ser da espécie dela, ser amamentado por ela! O amor animal surpreende”.
Porca e bezerro mamam em vaca em propriedade de SC
Sem problemas para os animais
O veterinário José Cristani explicou que esse tipo de comportamento pode ocorrer a depender de como os animais são criados na propriedade.
“Normalmente são leitões de peso médio de 20, 15, 25 quilos, que são leitões um pouco maiores. Quando tem a criação de suínos e bovinos juntos, normalmente eles são criados em pequenas propriedades, aí é uma coisa que não é tão incomum assim de acontecer. Normalmente, isso não é uma coisa que acontece todos os dias, mas acontece”.
“Normalmente é um leitão ou vários. A vaca está em período de lactação. Esse leitão está mamando na mãe dele ou está próximo a ser desmamado, às vezes, até animal adulto. Quando a vaca está com o úbero muito cheio, às vezes começa a pingar um pouquinho de leite e aí eles começam a mamar”.
Essa situação acaba, então, virando um costume entre os animais envolvidos. “Depois que eles começam a mamar, eles acostumam e aí a vaca, em determinados horários, ela vai oferecer o leite para o leitão e o suíno procura essa vaca para tomar esse leite”.
Ele destacou que a situação não faz mal para nenhum dos animais.
“Isso não causa problema nenhum, nem para a vaca, nem para o suíno. Ele pode consumir esse leite sem problema nenhum”.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias