Reservatório, considerado um dos mais importantes do estado, sangrou em abril do ano passado após 13 anos. Açude em Serra Negra do Norte foi único a encher em 2025. Açude de Gargalheiras, em Acari, interior do RN
Divulgação/Igarn
Após as chuvas recentes que caíram em todo o Rio Grande do Norte nos últimos dias, o açude de Gargalheiras, na cidade de Acari, na Região Seridó, atingiu 75% da capacidade de armazenamento de água, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).
De acordo com o órgão, o Gargalheiras recebeu mais de 1 milhão de metros cúbicos de água em apenas 24 horas.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Em abril do ano passado, o reservatório sangrou após 13 anos, sendo motivo de festa para os potiguares e virando atração turística. Isso porque, no Gargalheiras, o transbordo acontece por uma parede de mais de 20 metros, proporcionando o que os sertanejos chamam de “véu de noiva” durante a queda d’água.
👉 Contexto: A “sangria” é o termo usado quando o reservatório chega à sua capacidade máxima e transborda. Patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte, o Gargalheiras serviu de locação para o filme “Bacurau” em 2018 e é um dos maiores açudes do estado.
De acordo com o Igarn, em comparação com a primeira semana de fevereiro do ano passado, a carga de água acumulada no Gargalheiras é bem maior: 75% contra 5% neste mesmo período em 2024.
Na época, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) buscava alternativas para evitar o colapso no fornecimento de água para Acari e Currais Novos, município vizinho que também é abastecido pelo reservatório. Juntas, as cidades têm mais de 50 mil habitantes.
O primeiro reservatório a sangrar neste ano no RN foi a barragem Dinamarca, em Serra Negra do Norte, no mês de janeiro, segundo o Igarn.
Em janeiro, as chuvas ficaram acima do esperado no Rio Grande do Norte. Na Mesorregião Central, onde a Região Seridó se localiza, o esperado para o mês era de 58,2 milímetros e foi observada uma média de 150,1 milímetros pela Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
Segundo o Igarn, os 65 reservatórios públicos monitoras pelo órgão acumulavam, nesta sexta, 60,9% da capacidade de armazenamento de água, o que representa o maior volume desde 2012 (veja dados no final para o mês de fevereiro).
LEIA TAMBÉM
Entenda o caminho das águas: para onde vai sangria do Açude Gargalheiras
Período de seca e cenário de ‘Bacurau’
O Gargalheiras passou por momentos difíceis com a falta de chuvas na região após a sangria de 2011, chegando a ficar completamente seco em alguns momentos entre os anos de 2017, 2018 e 2019.
Num desses momentos sem água, o açude serviu de cenário para o filme brasileiro “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019.
LEIA TAMBÉM
JANEIRO DE 2021: Açude Gargalheiras virou patrimônio histórico do RN
NO SERIDÓ: Saiba como chegar ao açude Gargalheiras no Seridó potiguar
Pescador celebra aumento no volume do açude Gargalheiras com música no RN
Aumentos imporantes
Dois outros reservatórios da Região Seridó do Rio Grande do Norte também receberam recarga significativa após as chuvas dos últimos dias na região, segundo o Igarn: o Zangalheiras, em Jardim do Seridó, e o Açude de Cruzeta, em Cruzeta.
O volume do Zangalheiras subiu para 36,85% da capacidade total, tendo 2,91 milhões de metros cúbicos de água acumlada – na segunda-feira passada (3) o volume registrado era de 2,68 milhões.
Já o açude público de Cruzeta recebeu 3,24 milhões de metros cúbicos de recarga, acumlando atualmente 20,52 milhões, o que representa 87,13% da capacidade total. No início da semana, o porcentual era de 73,39%.
A Lagoa do Bonfim, que é ponto de captação de água para alimentar a Adutora Monsenhor Expedito, no Agreste, subiu de 56,5% para 58%.
Reservatórios menores
Reservatórios menores também apresentaram incrementos positivos, segundo o Igarn.
O açude Sossego, em São Fernando, fechou a semana como volume de água acumulado em 59,5%. Já o Riachão, em Rodolfo Fernandes, com 49,5%
Maiores barragens
Maior reservatório do RN, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 65,84% do total da capacidade de armazenamento, caindo um pouco em relação ao relatório anterior, quando estava com 65,95%.
A Barragem Santa Cruz do Apodi fechou a semana com 70,1%, segundo Igarn, e a de Umari, em Upanema, com 76,9% da capacidade.
Volume de água armazenada considerandos os reservatórios monitorados na primeira semana de fevereiros nos últimos anos, segundo o Igarn (%):
2025: 60,97%
2024: 50,09%
2023: 43,55%
2022: 39,39%
2021: 43,01%
2020: 22,36%
2019: 21,09%
2018: 10,59%
Lembre reportagem de quando o Gargalheiras sangrou, em 2024, após 13 anos:
Após 13 anos, açude Gargalheiras inicia sangria e sertanejos comemoram com fogos e orações
Vídeos mais assistidos do g1 RN