
O traficante responsável pelo ataque é um foragido do sistema penitenciário desde 2019, quando teve autorização para visitar a família, e não retornou para cadeia. Polícia do Rio procura traficante que ordenou ataque à delegacia em Duque de Caxias
A polícia do Rio de Janeiro procura o traficante que ordenou a invasão a uma delegacia de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Na tarde desta segunda-feira (17), a Polícia Civil fez uma nova operação em várias comunidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Desde domingo (16), 20 pessoas foram presas e um suspeito acabou morto.
Na ação desta segunda-feira (17), os policiais encontraram uma casa que era usada como uma de lazer pelo traficante Joab da Conceição Silva, apontado pela polícia como o homem que comandou a ação violenta na delegacia de Campos Elíseos, também na Baixada. Toda a estrutura foi demolida.
Nas imagens é possível ver a chegada de pelo menos dez traficantes à delegacia na noite de sábado (15). Eles fuzilaram o prédio. Quatro policiais que estavam de plantão reagiram e dois deles ficaram feridos sem gravidade. Um outro vídeo mostra a quadrilha em fuga.
De acordo com a polícia, eles queriam resgatar um chefe do tráfico e um segurança dele que tinham sido presos horas antes, mas eles já tinham sido transferidos.
Os policiais que estavam na hora da invasão contaram em depoimento que traficantes roubaram três celulares: dois de policiais e um de serviço. A delegacia segue fechada. Policiais reforçam a segurança e usam até um veículo blindado.
O traficante responsável pelo ataque é um foragido do sistema penitenciário desde 2019, quando teve autorização para visitar a família, e não retornou para cadeia. Mesmo assim, Joab curte a liberdade. Ele mesmo gravou um vídeo durante um passeio de barco e postou nas redes sociais.
Foragido desde 2019 gravou um vídeo durante um passeio de barco e postou nas redes sociais
Reprodução/TV Globo
Joab tem 19 anotações por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubo. E já foi condenado há 12 anos de prisão. A polícia investiga a possibilidade de a cúpula do Comando Vermelho estar por trás do ataque.
“Já temos vários identificados, que participaram desse ato terrorista contra a população fluminense e contra as polícias do Rio de Janeiro e estamos também fazendo operações nas áreas de atuação da pessoa que liderou esse ataque à Polícia Civil”, afirma Felipe Curi, secretário de Polícia Civil/RJ.
Polícia do Rio procura traficante que ordenou invasão de delegacia de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Veja como ficou a Delegacia de Campos Elíseos por dentro após ataque; prédio é interditado
Criminosos atacam delegacia após prisão de chefe do tráfico da comunidade Vai-Quem-Quer, em Duque de Caxias