
Ação em São Francisco de Paula aconteceu após denúncias de moradores, conforme investigação. O homem responsável pelo local foi preso. Ação da Polícia Civil flagrou canil clandestino no RS – Imagens: ONG Amigos de Rua
A Polícia Civil localizou, nesta terça-feira (18), mais de 100 cães em situação de maus-tratos em um canil clandestino no município de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul. O homem responsável pelo canil, que não teve a identidade divulgada, foi preso.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme a polícia, os animais foram encontrados em “condições extremas de crueldade”, com a propriedade apresentando “inúmeras irregularidades”. Além disso, quatro filhotes foram encontrados mortos. A ação foi registrada por voluntários em vídeo. Confira acima.
A delegada Fernanda Aranha, responsável pela Delegacia de São Francisco de Paula, detalhou a ação, contando que as autoridades chegaram no local após denúncias da comunidade.
“Organizamos uma operação policial deflagrada nesta manhã com o apoio da Patrão Secretaria do Meio Ambiente Municipal e de uma ONG de São Leopoldo, verificando que realmente no local havia mais de 100 animais mantidos de uma forma extremamente insalubre com falta de alimentação, com falta de água, um ambiente extremamente sujo, animais machucados, inclusive foram encontrados quatro animais mortos”, relata Fernanda.
Segundo a Polícia, foram encontradas fotos e laudos veterinários, que levaram a prisão em flagrante do responsável. No local, também foram identificados medicamentos vencidos e um livro de procedimentos cirúrgicos, levantando suspeitas de práticas irregulares.
LEIA TAMBÉM
PM de folga mata cachorro a tiros em Santa Maria; Polícia Civil vai investigar caso
Donos de agência de turismo no RS são indiciados por estelionato
VÍDEO: Carro desgovernado invade lanchonete em Santa Maria
Animais resgatados de canil clandestino
Eduarda Moraes/Arquivo Pessoal
A ação foi coordenada entre a Polícia Civil, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Taquara, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade e representantes da ONG Santa Pata, de São Leopoldo.
Também participaram da ação representantes das Organizações Não Governamentais (ONGs) Santa Pata, Animais da Enchente NH e Amigos de Rua, além das protetoras Paola Saldivia e Deise Falci.
Os animais resgatados seguiram para uma clínica veterinária, onde devem receber tratamento para depois ficarem disponíveis para adoção.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS