
Além de receber coroa e faixa, os vencedores ganham uma premiação de R$1.518 cada. Rainha trans e rei gay são eleitos para representar Nazaré da Mata no Carnaval 2025
O município de Nazaré da Mata, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, coroou no último sábado (22) o primeiro reinado LGBTQIAPN+ do carnaval da cidade. A dupla Lohanny Lavih, primeira rainha trans, e Henrique Abravanel, primeiro rei gay, foi escolhida para representar o município nos eventos culturais durante toda a folia. Além da coroa e da faixa, cada um recebe uma premiação de R$ 1.518.
“O Brasil está entre os países que mais matam pessoas trans. Portanto, mais do que representatividade, esse título reforça nossa dignidade”, disse Lohanny Lavih, que não escondeu a emoção ao ser coroada.
“Nunca tinha sentido algo assim, porque sabemos que o estigma de ser uma mulher trans é muito forte. Vivemos numa sociedade preconceituosa e é gratificante ver que as pessoas reconheceram minha personalidade e meu carisma. Esse título é uma grande conquista”, completou.
O rei do carnaval do município, Henrique Abravanel, por sua vez, destacou que ser coroado vai além de uma realização pessoal. Para ele, é uma história de inspiração para outras pessoas.
“Nazaré da Mata tem uma cultura tradicional e ver um reinado LGBTQIAPN+ sendo celebrado é um avanço importante. Essa coroação representa inclusão, respeito e a valorização da diversidade no carnaval. Queremos mostrar que a festa é para todos e que podemos ocupar esses espaços com orgulho. Espero que essa conquista inspire outras pessoas a se sentirem representadas e fortalecidas para serem quem realmente são”, comentou.
Nazaré da Mata é um município de 30.648 habitantes – segundo o Censo do IBGE, com uma economia baseada na agricultura, em especial o cultivo de cana-de-açúcar, na produção de alimentos e no setor de comércio/serviços.
Agora, o casal de rei e rainha vai representar Nazaré da Mata em diversos eventos culturais, ensaios, entrevistas e nas prévias carnavalescas da cidade.
Henrique ressaltou que o título também contribui para o fortalecimento da cultura local. “Estou engajado na divulgação do carnaval de Nazaré da Mata, mostrando o quanto nossa cultura é rica e diversa. O dia a dia agora é de muita preparação, presença em atividades carnavalescas e, acima de tudo, celebração da nossa festa com muita alegria”, contou.
Preparação para o reinado
A jornada até a coroação de Lohanny e Henrique envolveu muita dedicação. O concurso contou com diversas etapas que avaliaram critérios como simpatia, samba no pé e interação com o público.
Lohanny relembrou que, durante os dois meses que antecederam a competição, dividiu seu tempo entre o trabalho e os ensaios. “Foi um período de muito esforço e preparação. Pensamos no figurino, na apresentação, e conseguimos alcançar nosso objetivo”, explicou.
Henrique também ressaltou a intensidade da preparação. “A preparação foi intensa e cheia de expectativas. Passei por ensaios, desenvolvi uma performance especial e me dediquei para representar bem o título. A disputa foi acirrada, com candidatos muito talentosos, mas, no fim, cada esforço valeu a pena. A coroação foi um momento de consagração e de celebração de tudo que construí até aqui”, conclui.
Lohanny Lavih e Henrique Abravanel foram eleitos rainha e rei do carnaval de Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco
Eduardo Oliveira/Divulgação
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias