
Vídeo que circula nas redes sociais usa a imagem do médico e um áudio falso que indica o tratamento com a substância. Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostraria o médico Dráuzio Varella indicando o uso de uma pomada de ozônio como o “melhor tratamento para a hemorroida”. O vídeo, no entanto, é #FAKE.
g1
Um dos registros, publicado pelo perfil no Facebook “Ozonivita” em dezembro do ano passado, mostra o médico explicando como funciona a doença, seus sintomas e formas de tratamento, em trecho no qual não parece haver adulteração.
No entanto, logo depois, o vídeo segue com a imagem de Dráuzio ao fundo, mas com um áudio falso, aparentemente criado por Inteligência Artificial, simulando a voz do especialista para indicar a utilização de ozônio em casos de hemorroida, o que não tem qualquer embasamento científico.
“Recentemente foi lançada uma pomada à base de ozônio. Depois que eu comecei a indicar essa pomada para os meus pacientes, nós conseguimos evitar 95% dos casos de cirurgia. Isso porque o ozônio consegue penetrar nas camadas mais profundas e tem o poder regenerativo que nenhuma outra substância. Se você tem problema de hemorroida, você vai se surpreender depois que usar essa pomada de ozônio”, diz o trecho falsamente atribuído ao médico.
Procurado pelo Globo, Dráuzio Varella afirmou que o vídeo é falso e que é mais um a utilizar de seu nome para vender medicações as quais ele não recomenda.
“Tenho repetido mil vezes, inclusive em meu site, que nunca fiz nem farei propaganda de nenhum medicamento ou tratamento. Todos são intervenções de falsários empenhados em ganhar dinheiro em sociedade com as plataformas digitais que os divulgam, às custas da boa-fé das pessoas”, afirmou Dráuzio ao Globo.
O proctologista Fábio Campos explicou ao Globo que uma simples consulta a “fontes de trabalhos científicos de relevância sobre o assunto não traz nenhuma novidade nesse campo” e que, caso a notícia fosse verdadeira, “todos os coloproctologistas já estariam usando esse novo medicamento”.
Ele afirma, ainda, que a frequente utilização do nome de Dráuzio ocorre para aproveitar de sua credibilidade junto ao público.
“Como especialista, frequento congressos nacionais e internacionais de relevância, e esse assunto nunca foi discutido. Além disso, essa aplicação pode ser causa de complicações importantes dependendo da dose. Além da doença hemorroidária, não existem estudos que comprovem sua eficácia em outras doenças como cólon irritável, doenças inflamatórias intestinais ou mesmo na constipação. Dessa forma, acredito que essa proposta de tratamento é fake. Mentira, e das grandes. Finalidade puramente comercial”, explicou Campos.
Produto por trás do anúncio
A página no Facebook leva o usuário para um site que oferece o produto e conta com supostos relatos de usuários que teriam tido sucesso com o tratamento. Há, também, um selo de “Produto com registro” da Anvisa. Procurado, o órgão afirmou que “não se trata de medicamento registrado na agência”, não sendo possível confirmar sua eficácia terapêutica.
Ao Globo, a Meta afirmou estar “aprimorando a tecnologia para combater atividades suspeitas” e que “atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas” na plataforma, além de recomendar que “as pessoas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos”.
Também procurada pelo Globo, a página “Ozonivita” não respondeu aos questionamentos da reportagem até a última atualização deste conteúdo.
É #FAKE que Dráuzio Varella tenha indicado ozônio para tratar hemorroida
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)