
Viajantes reclamam da falta de comunicação da Latam. Empresa informou que tem autorização da Anac para realizar voos extras até segunda (17). Segundo voo extra transporta 173 passageiros que estavam retidos em Fernando de Noronha
O segundo voo extra da Latam para retirar clientes da companhia Voepass de Fernando de Noronha foi realizado nesta quinta (13) – veja vídeo acima. A aeronave transportou 173 passageiros que estavam retidos na ilha desde que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a Voeapass de operar em todo o Brasil, por questões de segurança.
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Um Airbus 320 foi utilizado, avião maior que a aeronave usada na quarta (12), que transportou para o Recife 144 pessoas.
A Latam trabalha em parceria com a Voepass. A maioria dos turistas comprou bilhete para viajar pela Latam, mas o trecho era realizado pela Voapass porque a companhia operava com aviões tipo ATR, de médio porte.
O aeroporto de Fernando de Noronha estava sem receber aviões de grande porte desde que a Anac proibiu as aterrissagens por causa de problemas na pista de pouso do aeródromo, que estava cheia de buracos.
O Airbus que pousou na quarta (12) foi a primeira aeronave de grande porte autorizada a pousar em Noronha desde outubro de 2022.
O empresário Juliano Farado, turista da Espanha, chegou na ilha no segundo voo extra.
“Eu tinha passagem marcada para quarta (12), não consegui embarcar, mas a viagem foi confirmada nesta quinta (13) e fiz a viagem. O meu retorno está marcado para segunda (17), mas ainda preciso confirmar” , contou Juliano.
Nesta quinta (13), um total de 173 turistas conseguiram seguir viagem no voo extra
Ana Clara Marinho/TV Globo
Problemas para embarcar
Apesar do número maior de passageiros, muitos clientes não tiveram o embarque confirmado e as reclamações se repetiram. Um grupo de seis mulheres da mesma família não conseguiu seguir viagem.
A pernambucana Shayene Mendes trabalha no setor de construção civil nos Estados Unidos. Ela tinha passagem marcada para a quarta (12) e não conseguiu voltar.
Ela chegou a receber informação de que viajaria no voo para esta quinta (13), mas ao chegar no aeroporto de Fernando de Noronha constatou que não estava na relação de passageiros.
“Não vou embarcar. Isso me prejudica porque tenho um voo internacional na sexta (14), vou para os Estados Unidos. Não sei o que será feito; me sinto enganada, é ridículo”, falou Shayene.
Geovana Martins também trabalha na construção civil nos Estados Unidos e também ficou fora no voo.
“Tenho um e-mail com a confirmação da viagem com número do voo e agora estou fora da lista. Tenho passagem para Boston na sexta (14) e não sei como fazer. Isso é falta de respeito”, disse Geovana.
A enfermeira Ada Galdino foi outra turista que não conseguiu viajar. “A informação era que eu embarcaria nesta quinta (13). Tenho um voo para o Rio de Janeiro esta noite; eu trabalho. Estou prejudicada”, explicou Ada.
Falta de informação
O monitor de qualidade Gabriel Barbosa é turista de São Paulo. Ele disse que a previsão era viajar nesta quinta (13) e reclamou da falta de informação.
“A comunicação é péssima. Outros passageiros com a condição igual a minha tiveram o embarque confirmado. É uma palhaçada com o consumidor. A gente não consegue ir embora e não recebe informação”, declarou Gabriel.
O empresário Rafael Bassetto afirmou que a falta de comunicação prejudica os clientes. “Não recebi comunicação, os funcionários não foram treinados para organizar nessa situação de crise. É o caos, está horrível”, avaliou Rafael.
O que diz a Latam
A Latam informou que tem autorização da Anac para realizar um voo por dia para Fernando de Noronha até segunda (17), para retirada dos turistas.
O g1 questionou os motivos da falta de comunicação indicada pelos clientes, mas até a última atualização dessa reportagem não recebemos resposta da companhia aérea.
Grupo de seis mulheres não conseguiu embarcar
Ana Clara Marinho/TV Globo
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